Como parte das comemorações dos 230 anos do nascimento de São Marcelino Champagnat (1789-2019), a equipe do Memorial Marista está desenvolvendo uma série de publicações relacionadas à conservação da memória e do legado para a Igreja e a sociedade. O livro Nossos Superiores Gerais, impresso pela Editora PUCPRESS, é uma delas. E apresenta a biografia dos dez primeiros sucessores do Padre Champagnat. 

A obra oferece uma análise da evolução do Instituto Marista no período de 1839 a 1993, no qual os Superiores buscaram continuar, ampliar e atualizar a missão marista nas diversas regiões onde o carisma esteve e está presente. Os capítulos também são perpassados por temas importantes para a área da gestão, tais como: processo de sucessão, plano de contingenciamento e gestão de risco, saúde financeira da instituição e engajamento dos colaboradores em uma cultura institucional.

A escrita e a organização do livro contaram com um trabalho colaborativo, que envolveu mais de um autor – Guy Chastel, Ir. Jean Emile, Ir. Gabriel Michel, Ir. Paul Sester, Irmão José Flores e Instituto dos Irmãos Maristas. 

“São autores com estilos distintos, mas todos os textos são harmônicos e conduzem o leitor a ter os mesmos sentimentos sobre cada um dos Superiores Gerais. Todos os autores souberam muito bem apresentar cada Superior Geral com o que mais o distinguiu em sua vida e em sua missão como líder de um Instituto Global”, afirma Ir. Sebastião Ferrarini, na apresentação do livro. Neste texto introdutório, ele também aborda os contextos eclesiástico, político, social, educacional e científico em que a França e o mundo estavam inseridos, durante o período retratado. 

A publicação, que contém 662 páginas, preenche uma lacuna na historiografia marista de língua portuguesa, ao tornar conhecida a figura dos Superiores Gerais já falecidos, desde o Ir. Francisco (1839-1860) até o Ir. Charles Howard (1985-1993). 

A edição do livro esteve sob a responsabilidade de Angelo Ricordi e João Luís Fedel. A tradução do francês para o português ficou a cargo do professor Lafayette Megale, com revisão dos Irmãos Ivo Antonio Strobino e Virgílio Balestro. 

Lançamento do livro

O lançamento do livro aconteceu no dia 28 de abril de 2019, durante a Assembleia dos Irmãos da Província Marista Brasil Centro Sul, no Memorial. Alguns exemplares da obra estão disponíveis para consulta na Biblioteca Irmão Francisco, localizada na Av. Senador Salgado Filho, 1651, em Curitiba (PR). 

Histórias que ensinam e inspiram

Também foi lançada uma página dedicada à história e à memória dos dez primeiros sucessores, para divulgação da obra. Clique aqui para acessá-la.

Por meio deste espaço virtual, nos próximos meses, você receberá conteúdos úteis e reflexivos sobre a história do Instituto contada por meio da vida e obra de cada Superior Geral que sucedeu o Pe. Champagnat. Você pode se surpreender com os ensinamentos de gestão, com detalhes da internacionalização do Instituto e da consolidação da nossa espiritualidade.