​​​​​​​Chileno e integrante da Província Santa María de los Andes, Raúl Amaya foi nomeado em 2018 como diretor do Secretariado Geral dos Leigos do Instituto Marista. Casado e pai de dois filhos, ele é o primeiro Leigo a assumir a função. Atualmente, Amaya está à frente nos processos de acompanhamento e na animação vocacional do laicato no mundo marista. 

A rotina na Casa Geral

Amaya conta que suas atividades no Secretariado de Leigos atendem às estratégias do Instituto, com prioridade em três pontos – planejar a animação dos itinerários vocacionais dos Leigos e Leigas, desenvolver todo o processo de conhecer e promover estruturas de participação e formação do laicato no mundo marista, e ainda, elaborar iniciativas e reflexões para fortalecer a vida em comunhão com os Irmãos. “Precisamos entender de que maneira os Leigos e Leigas podem ser um rosto laical marista para o século XXI”, explica. “Isso significa trabalhar em nível internacional, por meio de Regiões”.

Exemplo de uma vida à luz do carisma

Antes mesmo de atuar em um espaço marista, Raúl construiu uma trajetória cristã leiga que teve início desde sua adolescência. Ele conta que participava da pastoral do colégio em que estudou e que, já na universidade, convidado por amigos, fez parte de um grupo que estudava os Ejercicios Espirituales Ignacianos – livro com meditações e orações de Santo Inácio de Loyola. “Essa experiência transformou minha vida, pois me senti profundamente aceito e amado por Deus”, relata. “Não há nada melhor do que seguir a vida com um sorriso que brota do coração a partir da certeza de que Deus te ama sem pedir nada em troca”, recorda.

O desafio inspirador da Região América Sul

“Aqui existe uma experiência de laicato muito forte”, afirma. O Diretor do Secretariado destaca que a atuação laical na Região já possui uma caminhada consolidada e assegura que ainda há muitas possibilidades de desenvolvimento de animação vocacional entre os sete países. “Existem muitas manifestações diferentes, várias pessoas como Leigos e Leigas se sentem chamadas a participar, se sentem chamadas a sentirem-se corresponsáveis pelo carisma”, completa.  Ele acredita que os caminhos futuros da Região são de muito otimismo. “É uma Região com muita vitalidade, com um destacado número de obras e uma presença importante de Leigos comprometidos com o carisma e Irmãos que amam sua vocação”, finaliza.