Em 2019, o dia 05/09 traz consigo uma celebração muito especial: o aniversário de 100 anos do Ir. Alfredo Moretti, integrante da Província Marista Brasil Centro-Sul. Além do reconhecimento pela conquista dessa marca histórica de idade, é salutar agradecer pelo exemplo de dedicação ao Carisma Marista e às pessoas que mais precisam. Assim como, pelas escolhas que tornaram este século de vida repleto de amor e significado.

Quem já conviveu com o Ir. Alfredo Moretti atesta que a alegria e a simplicidade são características marcantes de sua personalidade, tanto na vida pessoal quanto no desenvolvimento da missão desde sua entrada para o Instituto dos Irmãos Maristas, em setembro de 1933.

Para celebrar este um século de vida repleto de amor e significado do Ir. Alfredo, amigos e familiares se reuniram no Centro Marista Champagnat para uma celebração e um almoço festivo no dia 08/09. Cerca de 80 pessoas participaram desse feliz momento de homenagens.

Confira as fotos da celebração:

 

Irmão Alfredo Moretti

Ir. Alfredo nasceu em Jaraguá do Sul (SC), em 05/09 de 1919. Desde pequeno, demonstrou grande apreço pela música. Aos 10 anos, recebeu de sua mãe uma gaita de boca, instrumento seu fiel companheiro até 2016, quando o doou para compor o acervo do Memorial Marista.

Seus Primeiros Votos foram realizados em Mendes (RJ), em 1938. Na mesma cidade, poucos anos depois, em 1943, proferiu os Votos Perpétuos. Portanto, neste ano, ele completa 81 anos de vida religiosa.

Desde que ingressou no Instituto dos Irmãos Maristas, em 1933, destacou-se pelo cuidado aos mais necessitados. Trabalhou em Mendes (RJ) com as crianças filhas de escravos. Também foi missionário em Lábrea, Amazonas. Trabalhou ainda em Maringá (PR), como Superior e tesoureiro, e em outras localidades.

Uma de suas obras mais marcantes foi desenvolvida na comunidade de Pau-d’Alho, em Ribeirão Preto (SP) onde, por 23 anos, realizou trabalhos junto às crianças órfãs ou em situação de vulnerabilidade social. Sempre alegrando o ambiente com sua gaitinha. “No Pau d’Alho, eu tinha que ser papai, mamãe, titio e médico”, recorda Ir. Alfredo. 

Desejamos que suas histórias possam inspirar as demais gerações que tiveram a oportunidade de lhe conhecer. E que sejam eternos seus ensinamentos sobre alegria, simplicidade e amor ao próximo.

Que Marcelino Champagnat e a Boa Mãe iluminem seus passos.

Confira um trecho do vídeo do Projeto Relicário, gravado em 2018, em que o Ir. Alfredo toca gaita, uma das suas marcas registradas: