A última semana foi repleta de aprendizados e trocas de experiências para Leigos e Leigas, com oportunidades para conhecer realidades diversas e encontrar semelhanças que unem as pessoas em torno do carisma Marista. Saiba mais sobre os eventos que contaram com a participação de integrantes da PMBCS!

Encontro do Movimento Champagnat da Família Marista

Promovido pela Província Marista Sul-Amazônia, o Encontro do Movimento Champagnat da Família Marista reuniu aproximadamente 170 participantes, incluindo representantes de todas as Províncias Maristas brasileiras e Raúl Amaya, da Província Santa Maria de Los Andes (Bolívia), que fez uma apresentação em nome do Instituto Marista. Amaya é coordenador da Equipe de Espiritualidade e Laicato, em nível de Província e Setor, assessor setorial das Fraternidades e responsável pela animação vocacional de cerca de 20 Leigos e Leigas Maristas.

Encontro do Movimento Champagnat da Família MaristaO evento ocorreu nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, no Colégio Marista Champagnat, que fica dentro do complexo da PUCRS, em Porto Alegre. Na ocasião, foram abordados quatro pilares do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), com momentos focados na espiritualidade, na missão (também chamada de apostolado), na vida partilhada e na reflexão proporcionada pela parte formativa e pelos estudos.

Mariana Rogoski, que coordena o MChFM na PMBCS, participou do encontro. Ela destaca que a reunião de tantas pessoas de lugares diferentes foi importante para reforçar o sentimento de família global e que a experiência servirá de inspiração para os próximos eventos da nossa Província.

“Foi muito bonito, com bastante espiritualidade, bem profundo. Foi um encontro vicencial, com muita partilha. Partilha das dificuldades das Fraternidades e suas alegrias, vitórias e conquistas. Assim como nós também partilhamos os rumos da nossa Província para o Movimento Champagnat”, comenta. 

VI Encontro de Partilha de Carismas

Com o tema “A Mística da Missão Ad Gentes” e o lema  “Ai de mim se não evangelizar” (1Cor 9,16), a Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Curitiba (CRB-PR) promoveu o VI Encontro de Partilha de Carismas. O evento foi realizado no dia 31 de agosto, no Centro Cultural Conforti.

Dr. André Luiz Azevedo, da PUCPR, foi o assessor desta experiência de comunhão, espiritualidade e sentido de missão. “O professor André apresentou uma rica reflexão sobre a mística e a missão, baseada na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, nos motivando para um renovado impulso missionário”, conta Flavia Rodrigues Lopes, colaboradora da Diretoria de Identidade e Missão da PMBCS.

VI Encontro de Partilha de CarismasMais de 70 pessoas participaram da Conferência, entre Leigos e religiosos das diversas expressões dos carismas das congregações do Paraná. Dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar de Curitiba, também esteve presente. 

Os colaboradores da PMBCS, Laura Ferraz, Flávia Rodrigues Lopes, Volnei Sevenhani e João Fedel, e da Pastoral da TECPUC, Edson Carlos Faustino, fizeram parte da equipe de organização e da animação do evento. 

O encerramento se deu com uma Celebração Eucarística, na Paróquia Bom Pastor.