Na última segunda-feira (31), a equipe de formação inicial, se reuniu no Aspirantado Marista, em Itapejara D’Oeste (PR), para refletir sobre a caminhada realizada com os formandos e vocacionados em 2022.

Além do Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, participaram desse momento de reflexão e partilha, os Irmãos Anacleto Peruzzo (Diretor da Vida Consagrada), Miguel Ribeiro (Diretor de Identidade, Missão e Vocação), Sadi Cella (da equipe de Animação Vocacional) e   Alison Humberto Furlan (Formador do Aspirantado), Cezar Cavanus (formador)e Ir. Edmundo Inácio Pina (formador) e Tercilio Sevegnani (Formador do Pré-Postulado e Postulado).

O encontro iniciou com um momento de espiritualidade e uma reflexão do Ir. Tercílio Sevegnani. Ele apresentou o texto reflexivo sobre o perfil humano-espiritual dos formandos, baseado na experiência de formador ao longo de sua vida. O texto apresenta os desafios da formação dos jovens em relação a vida espiritual, respostas existenciais e sentido de vida. Para ele, é preciso pensar na formação integral do formando e do vocacionado, levando em conta todas as dimensões do ser humano, em especial àquelas que formarão o futuro jovem Irmão.

Em seguida, do Ir. Joaquim Sperandio, em modo online, trouxe o status do acompanhamento dos vocacionados adultos. Depois, o Ir. Otalivio Sarturi fez um momento de partilha sobre o andamento do Noviciado de Cochabamba, que deu ao grupo uma visão geral de como tem sido a dinâmica formativa dos Irmãos na Bolívia. Na ocasião, o Ir. Alison também partilhou sua caminhada do Aspirantado e Ir. Tercílio, do Pré-postulado e Postulado.

De acordo com o Ir. Anacleto, esses encontros são sempre muito produtivos, pois podemos apreciar a trajetória realizada dos nossos formandos nas Casas de Formação ao longo de 2022. “Ao longo de 2022, muitos acabaram desistindo, mas nos alegramos por aqueles que permaneceram e desejam continuar, e lamentamos e nos questionamos, por aqueles que nos deixaram”, explicou.

Além disso, refletiu-se sobre o itinerário formativo do Pré-Noviciado em nível Provincial, com olhar para a caminhada formativa em nível de Região América Sul e, ainda, foram definidas as perspectivas para 2023. O Ir. Anacleto ressalta que no próximo ano o itinerário formativo será pensado de modo conjunto, mas também de maneira individual, olhando e levando em consideração as características de cada formando. “Estamos preparados para receber aqueles que o senhor nos enviar”, diz.

Ao longo do encontro, os Irmãos também puderam apreciar ecos do Encontro de Formadores da Região América Sul, do Encontro Vocacional realizado em Itapejara D’Oeste (perspectivas para formação e número de formandos para 2023). Por fim, os Irmãos revisaram o calendário de encerramento das atividades de 2022 e apresentaram perspectivas para o início da caminhada de 2023.