Mãos unidasA solidariedade é um dos valores que nós, Maristas de Champagnat, buscamos colocar em prática no dia a dia, de muitas maneiras, para transformar o mundo ao nosso redor. Desenvolvemos projetos e ações que buscam compreender as diversas realidades atuais, respeitar as diferenças e envolver as pessoas na construção de cenários mais fraternos e esperançosos.

No jeito Marista de ser, a solidariedade é vista como a disposição para servir, para atuar em favor do bem comum, para promover relações éticas e gerar oportunidades para todos. 

Por isso, nestes tempos em que a cooperação entre as pessoas é ainda mais necessária para a preservação da vida, a Província Marista Brasil Centro-Sul divulga algumas opções para quem quer ajudar a espalhar esperança e amor ao próximo.

1) SOS Vila Torres 

A partir da doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, você pode ajudar os moradores da Vila Torres que estão passando por dificuldades devido à COVID-19 e à paralisação das atividades de empresas, comércio, recolhimento e venda de recicláveis.

O SOS Vila Torres é uma ação promovida pela PMBCS, em parceria com o Grupo Marista, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Igreja local e a comunidade. 

  • Local de entrega: Avenida Comendador Franco, 1.034 (drive thru).
  • Atendimento das 8h às 17h.
  • Para quem preferir, as doações financeiras podem ser feitas pela conta corrente: APC – Associação Paranaense de Cultura | Caixa Econômica Federal | Operação: 003 | Agência: 3153 | Conta Corrente: 689-6 | CNPJ: 76.659.820/0001-51.
  • Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp 41 9 9106-9104, ou clicando neste link para receberem mais informações.

2) Defenda-se

A defesa e a proteção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens também é uma das prioridades dos Maristas de Champagnat, mesmo em tempos de distanciamento social. Por isso, incluímos a campanha Defenda-se nesta lista. Trata-se de uma iniciativa do Centro Marista de Defesa da Infância, que contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, por meio de vídeos educativos que promovem a autodefesa de meninos e meninas. 

3) Solidariedade que aquece

O Solidariedade que aquece é uma iniciativa da PMBCS para manter corações aquecidos e pessoas protegidas. O projeto nasceu para ser um multiplicador de anúncios de doações e atitudes positivas em todo país. 

Se você conhece alguma iniciativa em sua cidade e estado, que pode ajudar empreendedores, sociedade e pessoas em situação de risco ou pobreza, compartilhe conosco. Essa boa ação será divulgada em nosso portal, para ajudar a conectar quem precisa de ajuda e quem pode ajudar. Vamos nos inspirar e colaborar!

4) Sangue Marista

Com o surgimento da Covid-19, os bancos de sangue, que já sofriam com a baixa adesão dos voluntários, enfrentam um cenário preocupante. A queda de doações foi de cerca de 30% por causa da pandemia. No entanto, os bancos de sangue continuam precisando manter os estoques e os hospitais abastecidos durante esse período, para atender às pessoas que precisam de transfusões devido a cirurgias e outros tratamentos de saúde.

Por isso, a PMBCS lançou a segunda edição do Sangue Marista, campanha idealizada para incentivar a doação de sangue. Você pode contribuir sendo um doador ou então ajudando a compartilhar essa ideia nas redes sociais, usando a expressão #sanguemaristadoe.

5) Voluntariado Marista

Outra maneira de exercer a solidariedade é dedicar seu tempo e seu serviço ao programa Voluntariado Marista, que tem o intuito de acolher jovens, religiosos, colaboradores e Leigos dispostos a vivenciar experiências únicas de colaboração e aprendizado junto com os outros. Atualmente, os voluntários Maristas estão presentes nas fronteiras e periferias de 80 países,  a fim de contribuir com variados projetos. 

Saiba mais sobre o programa e como participar.

 

Acreditamos que todas as pessoas são capazes de melhorar o mundo, cada uma a seu modo e dentro de suas possibilidades. Por isso, juntos temos mais chances de multiplicar amor e solidariedade.