Irmãos Maristas

E se o seu projeto de vida for ser um Irmão Marista?

 

A ideia da vida religiosa pode parecer distante. Mas não é.

Ser Irmão Marista é viver uma jornada de entrega, doação, amor, simplicidade e serviço. Uma vida dedicada a preservar os direitos de crianças, adolescentes e jovens pelo caminho da educação. E a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado em todos os cantos do mundo, especialmente entre os mais vulneráveis. Esse é o chamado de cada Irmão Marista para tornar real sua vocação. Do latim vocare, vocação significa chamado. Para Marcelino Champagnat, “uma grande graça”. A partir da vivência da vocação religiosa, com gratidão e alegria, os Irmãos Maristas continuam a dar vida ao sonho e a missão de Champagnat.

Em termos práticos, a atuação dos Irmãos é dedicada à formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade.  Com foco na defesa dos direitos de crianças e jovens, seguem o que define a Missão Marista de “Ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria”.  Assim, pelo caminho da educação e da solidariedade, os Irmãos Maristas, junto de Leigos, colaboradores e voluntários, caminham ao lado dos que mais necessitam em pequenas comunidades espalhadas pelo mundo.

 

 

Etapas de formação dos Irmãos Maristas

Com base nos ensinamentos de Champagnat, os Irmãos atuam em diversas áreas: evangelização, pastorais, docência, administração e gestão. Ao aceitar o chamado de Deus para seguir a vocação sacerdotal, nosso fundador deu o primeiro passo para a formação do Instituto Marista, que hoje conta com mais de 3.500 (aproximadamente 2800) Irmãos atuando em 82 países.

Quem deseja seguir a vocação religiosa e se tornar um Irmão Marista, se compromete com a formação permanente ao longo da vida. Afinal, quando falamos de encontro com a Fé, tratamos de um caminho a ser percorrido.

O caminho vocacional de um Irmão é repleto de vivências e significados. Ser um Irmão exige dedicação com nossa Missão, que está conectada às comunidades e periferias. Assim, uma das ações dos Irmãos é a Animação Vocacional, na qual acompanham o desenvolvimento social e espiritual dos membros do Instituto.

Os Irmãos Maristas realizam uma preparação de aproximadamente sete anos. Neste período, recebem formação humana, cristã, filosófica e teológica, além de prática pastoral. Conheça, abaixo, cada uma das etapas de formação:

ASPIRANTADO:

“Quando menos se pensa, em todos os períodos do cristianismo Deus encontra o meio de cativar jovens de coração generoso para seu serviço e ao serviço de seus irmãos”, Marcelino Champagnat. É neste momento que os cativados pelo amor de Deus têm a oportunidade de despertar o interesse em participar de atividades de vivência em uma comunidade de Irmãos ou emu ma casa específica. Quem deseja conhecer a vocação religiosa, vida, missão e obras Maristas, pode participar desta fase de formação. É nesta etapa que os vocacionados, geralmente já formados no Ensino Médio, podem ter a vivência da espiritualidade, a partir do estudo sobre temas diversos e desenvolvimento de talentos. Sendo assim, o Aspirantado pode durar de seis meses a dois anos, de acordo com a experiência de cada um.

PRÉ-POSTULADO:

Após a passagem pelo Aspirantado, os jovens podem aprofundar seus conhecimentos sobre si mesmos e o chamado da vocação religiosa. Nesta segunda fase, eles ampliam suas vivências comunitárias e lições sobre a vida Marista e a prática da oração. É durante esse período, também, que os participantes iniciam os dois primeiros anos do Curso de Teologia.

POSTULADO:

Nesta etapa, os jovens dão mais um passo em seu caminho para a compreensão da vida consagrada. Aqui, eles podem avaliar, com mais clareza, suas qualidades e potencialidades para abraçar a Missão Marista. Durante o Postulado, os participantes concluem o 3º e o 4º ano do Curso de Teologia da formação. Nesse período, os formandos vão ficando mais próximos de se tornarem Irmãos Maristas. Isso ocorre justamente pelo amor e a atenção ao chamado, afinal, para Champagnat “instruir bem as crianças, é pouca coisa, fazer-lhes amar a religião é tudo”. (CV p. 81). Desta forma, esses jovens se sentem ainda mais atraídos pela Missão e avançam para a próxima etapa.

NOVICIADO:

É durante esta etapa que o participante entra formalmente no Instituto dos Irmãos Maristas. Assim, pode confirmar a autenticidade de sua vocação religiosa, assumindo os votos de pobreza, obediência e castidade. No Noviciado, o jovem poderá, ainda, conhecer mais profundamente a espiritualidade Marial e Apostólica, identidade central de nossa Missão. E apreciar o sentido pleno da Fraternidade, ajudando-o a vivê-la em comunidade, junto daqueles com quem estiver como Irmão. O programa de Noviciado das cinco províncias que compõem a Região América SulBrasil Centro-Sul, Brasil Centro-Norte, Brasil Sul-Amazônia, Cruz del Sur (Argentina, Paraguai, Uruguai) e Santa María de Los Andes (Chile, Bolívia e Peru) – é realizado em Cochabamba, na Bolívia e pode durar de 18 a 24 meses.

ESCOLASTICADO ou PÓS-NOVICIADO:

No Escolasticado, os Irmãos podem dar continuidade a suas formações, aprofundando o cultivo da espiritualidade. Neste período, acontece a preparação para as missões e ações apostólicas em campo. Além disso, eles são integrados à comunidade Marista de estudos acadêmicos. As fases de formação são encerradas com a adoção da Profissão Perpétua, passo definitivo para a consagração ao Instituto Marista.

Venha participar da Missão Marista!

“Dizei a seus Irmãos que eu os amo como meus filhos, que penso seguidamente neles, que rezo sem cessar por eles. (V.C. p. 436)”

Uma das formas de contribuir com a Missão de Marcelino Champagnat é se tornando um Irmão Marista. Recebemos aqueles que se sentem tocados pela vocação religiosa, ou que, por desejo pessoal, decidem abraçar esta obra. Com o apoio de cada um, buscamos o desenvolvimento de crianças e jovens – com carinho especial aos mais vulneráveis. Se você tem até 35 anos de idade, entre em contato por meio do formulário abaixo e receba mais informações sobre a formação dos Irmãos Maristas.

new RDStationForms(‘contato-interesse-ser-irmao-marista-466bffe886fe771b2b68’, ‘UA-135926103-1’).createForm();