Só no interior do mistério da Igreja como mistério de comunhão, se revela a ´identidade´ dos fiéis leigos, a sua original dignidade. E só no interior dessa dignidade se podem definir a sua vocação e a sua missão na Igreja e no mundo.” (Christifideles Laici 8).
Tornar Jesus Cristo conhecido e amado

“Tornar Jesus Cristo conhecido e amado”

Um farol de esperança em meio a um mundo turbulento. Um seguidor do exemplo de Maria que valoriza a escuta, o diálogo e leva ao próximo o amor de Deus. A missão de orientar crianças, adolescentes e jovens por meio da vivência do evangelho. É dessa forma que a essência da Missão Marista guia, diariamente, o Leigo Marista – que mantém o compromisso de conservar nosso patrimônio espiritual.

Os Leigos provam, a partir de seu testemunho de vida, que a vocação religiosa não se caracteriza apenas por um chamado. Mas também pela resposta que damos aos problemas sociais observados em nosso cotidiano. Assim como pelas ações concretas que escolhemos promover, criando pontes para um futuro com mais significado e serviço ao próximo.

Partindo de um processo individual de reflexão e de identificação com o Carisma, qualquer pessoa pode se tornar um Leigo Marista. E assim, viver a vocação religiosa em seus diversos contextos. Ao assumir esse chamado em suas vidas, os Leigos participam de ações desenvolvidas com base na comunhão em torno do evangelho, por meio de retiros, voluntariado e experiências solidárias.

Dentro das instituições Maristas e dos grupos laicais, essas pessoas atuam como herdeiros e transmissores do Carisma de Marcelino. Assim, cada atividade desenvolvida tem como foco a simplicidade, o cuidado e o carinho com o outro, com empatia e respeito à diversidade de cada um. Sempre crendo que este caminho permite a construção de laços com a sociedade, por meio da espiritualidade, educação e solidariedade.

Seguindo Jesus do jeito de Maria, os Leigos se reúnem para partilhar a vida e estudar as temáticas relacionadas ao Instituto. Também participam de um itinerário de projetos e experiências, que busca a formação e desenvolvimento de sua fé. Desta forma, buscamos o aprendizado com foco no compartilhamento dessas experiências com o mundo que nos cerca, contribuindo para a proteção de jovens e adolescentes.

O Carisma e o Leigo Marista

 

Viver o Carisma Marista é muito mais do que trabalhar juntos, mas é sobretudo partilhar a mesma fé, amar profundamente Jesus Cristo e fazer a experiência comum de deixar que Marcelino Champagnat conquiste nossos corações e tome posse de nossas vidas” – Ir. Charles Howard, XXIX Circular

 

Retiro Irmãos e Leigos 2019

Retiro Irmãos e Leigos 2019

O XXII Capítulo Geral, assembleia representativa realizada na Colômbia em 2017, afirmou que o futuro do Carisma Marista será baseado na comunhão de diversas esferas. A mensagem nos leva a refletir sobre o trabalho, fraternidade e responsabilidade dividida por todos os membros de nossa Família Global. Devemos caminhar juntos, reconhecendo o valor de cada pessoa, com respeito e compreensão, para que possamos buscar mudanças significativas em nossas sociedades. Desta forma, poderemos buscar a justiça e a defesa de direitos de forma mais efetiva, indo ao encontro daqueles que mais necessitam.

Assim, Leigos, Irmãos, Colaboradores e Voluntários exercem papel fundamental no crescimento e futuro da missão de Champagnat. A força do Carisma Marista se manifesta quando ele é recebido, recriado à luz de nosso cotidiano e transmitido aos outros. É nesse contexto que encontramos a atuação dos Leigos e Leigas na Província Marista Brasil Centro-Sul: levar o evangelho às suas diversas comunidades. Como disse Marcelino, “Ensinar o conhecimento de Jesus Cristo, ensinar o amor de Jesus Cristo, eis o fim de vossa vocação e o objetivo do Instituto” (V.C. p. 340).

Atuações complementares: ações desenvolvidas pelos Leigos e Leigas Maristas

Com base nesses preceitos, alimentamos o Carisma Marista por meio da complementaridade entre os integrantes de nossa Província. A atuação dos Leigos é desenvolvida em comunidades mistas, grupos, projetos de missão ou nos próprios caminhos de formação na fé. Entre as formas de participação atuais encontramos os Afiliados ao Instituto ou Fraternos do Movimento Champagnat da Família Marista. Também contamos com os Grupos Laicais e a Pastoral Juvenil Marista (PJM), formada por alunos e ex-alunos de Colégios e Unidades Sociais.

Conheça mais sobre as formas de organização dos Leigos e Leigas Maristas:

  • GRUPOS LAICAIS
Encontro Provincial do MChFM - Leigos Maristas

Encontro Provincial do MChFM

Os Leigos Maristas que participam dos Grupos Laicais vivenciam o Carisma em seu dia-a-dia, nas relações pessoais ou profissionais. Estes grupos se reúnem e organizam de forma a levar os ensinamentos de Champagnat para suas comunidades, por meio de ações diversas. A partir das reuniões do grupo, são definidas as temáticas e obras Maristas para reflexão e atividades desenvolvidas. Um dos principais exemplos é o Movimento Champagnat da Família Marista (MchFM). Ele foi criado em 1985 com o objetivo de compartilhar o Carisma Marista com Leigos e Leigas. Atualmente, o grupo conta com mais de 4 mil participantes ao redor do planeta. Cada Fraternidade é assessorada por um Irmão e um animador Leigo. Os animadores são as pessoas que, após um processo de formação, ficam responsáveis pelo acompanhamento sistemático de cada comunidade laical, oferecendo os recursos necessários para suas reuniões.

 

  • LAICATO JOVEM

O Laicato Jovem Marista foi criado em 2016 com o objetivo de reunir os jovens que passaram por nossas Unidades. No encontro inicial, mais de 70 jovens de 15 cidades se reuniram em Curitiba para dar início ao projeto. O Laicato Jovem Marista tem como inspiração o Irmão Francisco Rivat, primeiro sucessor de Marcelino Champagnat. Ingressando na congregação Marista com apenas 11 anos, Ir. Rivat foi responsável por criar o primeiro grupo de Leigos para compartilhar os ensinamentos do fundador. Além disso, se tornou referencial por assumir este compromisso muito jovem e de forma engajada.

Por meio das atividades realizadas pelo grupo, noções gerais do Laicato, como espiritualidade, fraternidade e missão vocacional são desenvolvidas. Além delas, o caminho em busca de um projeto de vida pessoal e comunitário pela perspectiva do Jovem Marista também é abordado. Todas as ações são voltadas para o entendimento da contribuição de cada um para um mundo mais humano e solidário.

 

  • AFILIADOS

O ato de filiação faz parte de uma relação de pertencimento à Congregação, legitimada por diploma emitido pela Administração Geral. A nomeação como afiliado é voltada para homens e mulheres como reconhecimento por suas contribuições à nossa missão educativo-evangelizadora. Além disso, é concedida àqueles que se engajaram profundamente ao Carisma Marista, se associando aos Irmãos na Missão de levar o evangelho às comunidades.

 

Praça da Vida Marista

praca-vida-marista

Praça da Vida Marista em Itapejara D’Oeste

Entre os projetos para formação de Leigos, desenvolvemos o Plano Provincial do Laicato, intitulado Praça da Vida Marista. A proposta busca celebrar a tradição do Carisma, o projetando no futuro de Irmãos, Leigos, Leigas e Jovens. Por meio de um itinerário de projetos e experiências, busca-se a formação e desenvolvimento da fé dos participantes. A entrada na Praça dá-se por grupos e comunidades, tais como o MChFM, o Laicato Jovem e Grupos Laicais.

As atividades podem ser acessadas por todos os interessados, e contêm diferentes níveis de aprofundamento e adesão. Tudo isso imerso em uma formação repleta de possibilidades e de forma aberta, conforme as necessidades e especificidades de cada um. Você poderá conhecer mais sobre a formação e atuação de Leigos no e-book “Ser Marista Leigo – Orientações para acompanhar processos vocacionais e propor itinerários formativos”.