Logo HMC
INTRANET NOSSA PROVÍNCIA

MISSÃO MARISTA

Ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens.

VALORES

Realizamos o trabalho com disposição, excelência, perseverança, generosidade e espírito cooperativo, desenvolvendo os talentos a serviço do bem comum.

Vivemos a espiritualidade mariana e apostólica, encarnada, relacional e afetiva, fundamentada em Jesus Cristo e no seu Evangelho, legada por São Marcelino Champagnat. Por meio dela, orientamos nossa compreensão do mundo e o nosso relacionamento com Deus, com nós mesmos, com as pessoas e com a natureza.

Somos presença significativa e acolhedora junto às pessoas, com disponibilidade, transparência, confiança, justiça, vivendo relações que testemunhem o cuidado e o respeito.

Buscamos a unidade na diversidade, por meio do respeito, do diálogo, da acolhida e da sinergia resultante das relações entre as diferentes identidades e culturas, seus agentes e suas respectivas expressões e contextos.

Vivemos a simplicidade em nossas ações, relacionamentos e processos, com autenticidade e humildade, disponibilizando nossas potencialidades em favor da missão, em um esforço contínuo de reconhecimento e superação de nossas limitações.

Afirmamos nosso espírito de família compreendendo-nos como diferentes e complementares ao vivenciar o acolhimento, o amor, o diálogo e a esperança, na ação constante para construir comunidades como espaços de vida.

Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos, preferencialmente com os pobres e excluídos que vivem em situação de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz, da justiça socioambiental, como sinal de esperança no mundo.

PROPÓSITOS

  • Prezar pela animação dos Maristas de Champagnat na realização da obra educativa evangelizadora
  • Estabelecer conceitos, princípios e diretrizes alinhados ao Instituto Marista, para fazer frutificar uma visão clara e compartilhada da Missão Marista em toda a unidade administrativa e Frentes de Missão.
  • Posicionar-se perante a sociedade na defesa de direitos de crianças, adolescentes e jovens – público preferencial da instituição.
  • Cuidar do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista, tornando-o presente na vida de Irmãos, Leigos, Leigas e Colaboradores desta unidade administrativa do Instituto Marista.
  • Estimular a vivência da Espiritualidade Marista e apresentar de maneira clara e objetiva as principais mensagens provenientes do Instituto Marista (Superior Geral e Conselho), da Igreja e de Organismos Eclesiais brasileiros.
  • Suprir as demandas canônicas dos Irmãos Maristas, no que diz respeito a organização de suas vidas, aspectos administrativos e operacionais.
  • Acompanhar os processos formativos de Jovens Vocacionados e de Leigos e Leigas Maristas, estimulando a corresponsabilidade na Missão.
  • Caminhar como Família Global, contribuindo para realizar o sonho de Champagnat.
CONHEÇA OS IRMÃOS MARISTAS