Nas quatro semanas que antecedem o Natal, temos a oportunidade de redescobrir, melhorar e amadurecer nossa relação com a espiritualidade. Nesse período, podemos preparar nossos corações e mentes para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro. E para renovar a alegria desse nascimento.

No dia 29 de novembro, a Igreja celebra o 1º Domingo do Advento de 2020. Nesta data, gostaríamos de propor a seguinte reflexão: qual tem sido a nossa disponibilidade para Jesus? Conseguimos compreender que Ele vem dentro de nós, sempre que estamos dispostos a recebê-lo? 

Esse questionamento é inspirado pelo Calendário Religioso Marista 2020, que nos traz o seguinte ensinamento: “Encontrar a Deus interiormente é apenas uma questão de não permitir que mais nada se torne o nosso deus. Não é preciso nenhum esforço para nos apercebermos de que Deus se esconde onde menos esperamos encontrá-lo. Deus se esconde no coração humano – começar pelo meu” (O Sopro da Vida Interior, p. 104).

Tempo de esperança

Com a colaboração do Padre Luciano José Toller, da Paróquia Universitária Jesus Mestre da PUCPR (a partir de reflexões publicadas pelos portais do Vatican News, da CNBB, dos Dehonianos e Dominnus.wordpress), vamos resgatar ensinamentos de quatro grandes personagens bíblicos que nos remetem à chegada de Jesus. Um deles a cada semana do Advento, a fim de aprofundar a preparação para o Natal, abordando quatro tempos: esperança, preparação, alegria e esplendor da luz.

O primeiro deles é o profeta Isaías, a partir do qual certamente podemos pensar sobre a expectativa da vinda. E sobre a esperança de colocar-se a caminho.

Isaías profetizou sobre a maneira como Jesus nasceria. E também como Ele poderia ser achado em meio a tantos recém-nascidos: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco” (Isaías 7, 14). 

Nesta semana, tendo em mente essa passagem, peçamos então a Deus a graça da vida profética. Além disso, que possamos ser grandes profetas do Reino de Deus, que anunciam com a própria vida que o Senhor está voltando.

Advento e Campanha de Natal

“Nele somos novas criaturas” (Cf. 2 Cor 5,17) é a inspiração bíblica que fundamenta a nossa campanha de Natal, em 2020 – bem como a obra do artista sacro Romolo Picoli Ronchetti. Os materiais foram desenvolvidos com o intuito de nos recordar que é Jesus que nos conduz adiante e, sobretudo, que fecunda nossa história com esperança e significado. Saiba mais.