A 2ª  edição da Oficina em 2022 também contou com o lançamento de duas obras: “Regras de Vida: Um itinerário para viver o Evangelho na ótica Marista” e “A Regra dos Irmãozinhos de Maria de 1837 pela coleção digital Estudos Maristas”.

 

Entre os dias 25 e 26 de outubro foi realizada, de maneira virtual, a 2ª  Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) de 2022, que teve como tema central a Regra de Vida dos Irmãos Maristas. A edição, organizada pela equipe do Memorial Marista e da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação, contou com participantes de várias regiões do mundo marista, como Equador, Venezuela, Argentina, Uruguai e Canadá.

 

Palavra do Provincial

Ao início da oficina, o Provincial da PMBCS, Ir. Benê de Oliveira, trouxe uma reflexão sobre os aspectos históricos e espirituais da Regra de Vida dos Irmãos Maristas:

“A Regra de Vida é uma cristalização de uma experiência religiosa, inicialmente do fundador, depois dos seus Superiores. Nós precisamos de muito estudo para tematizar pelo menos um pouco da experiência do Padre Champagnat resumida no conteúdo das formulações da Regra de Vida. É o que vamos ouvir hoje e amanhã, por isso damos as boas-vindas a todos e todas interessados em conhecer esse nosso caminho espiritual.”

 

Regras de Vida: um itinerário para viver o Evangelho na ótica Marista

O primeiro dia de Oficina contou com a conferência ministrada pelo Ir. Sebastião Ferrari, que trouxe uma análise histórica da evolução da   primeira edição da Regra impressa de 1837 e a atual Regra de Vida de 2017. Um espaço de 180 anos separa esses dois documentos importantes. Por isso, em seu estudo e apresentação, ele procurou sublinhar aspectos históricos, sociais e teológicos que marcaram essa evolução até os dias de hoje.

Para que servem os livros das Regras e Constituições? Segundo o Ir. Ferrarini, “trata-se de documentos que nos pode fazer adentrar ainda mais, na intimidade de Jesus e Maria como nos ensina o nosso Fundador, São Marcelino Champagnat. Não se trata de documento a ser colecionado nos arquivos, mas a Regra foi feita para ser amada, rezada e acima de tudo, vivida. Sempre nos impulsionando para uma nova caminhada”.

Ao final do seu estudo, podemos entender que a Regra de Vida, em qualquer tempo é um caminho ou itinerário para viver o Evangelho, na ótica Marista. Sobre este tema o Ir. Ferrarini conclui que “a Regra de Vida responde, acompanha, reconhece o ser humano como uma criatura em constante trabalho de crescimento, de maturação e discernimento, comprometida consigo mesma e com a fraternidade na missão de construir um mundo em comunhão”.

 

A espiritualidade na Regra de Vida dos Irmãos Maristas

O segundo dia de Oficina contou com a presença do Ir. Joseph Soteras, conselheiro geral do Instituto Marista, que trouxe uma explicação sobre a construção e o conteúdo da Regra de Vida – Aonde Fores.

O processo de escuta e de participação para os temas essenciais da Regra de Vida como a identidade do Irmão no mundo de hoje teve mais de 700 contribuições de todas as unidades administrativas do Instituto Marista. Algumas perguntas foram realizadas: quais aspectos da Regra conservar e reafirmar? quais reformular, revisar ou mesmo descontinuar e quais aspectos incorporar? Ao final da consulta em todos os temas foram mais de 2242 contribuições vindas de todos os lugares do Instituto.

O Irmão Soteras sublinhou que a Regra de Vida foi escrita de coração para coração. “Não manda, apenas convida; não obriga, guia; não ameaça, aconselha; não impõe medo, guia para que haja amor”, explica. Esta Regra é para os Irmãos que entram em uma comunidade religiosa, porém, fala também a cada homem e mulher que busca a Deus, que quer seguir Jesus e que quer viver uma vida de solidariedade e comunidade dentro da Igreja.

 

Impressões sobre a Oficina do PHEM

O Superior Provincial, Ir. Benê destacou que na leitura das Regras de Vida estamos sempre girando em torno do Evangelho. “Nossa vida é nossa regra e nossa regra é o Evangelho, de modo muito particular o Evangelho dos excluídos, dos sofredores, dos mais abandonados”, explica. De acordo com ele, todas as aventuras humanas começam por uma experiência fundadora. A experiência fundadora de Champagnat está baseada sobre as crianças e jovens mais necessitados, excluídos. Foi servindo às crianças e jovens e deles cuidando que Marcelino fez a experiência de Deus.

O Irmão Ferrarini destacou que os encontros, cursos, fóruns, publicações, entre eles o PHEM, promovidos pelas Unidades Administrativas e pelo Instituto, são excelentes meios para dar a conhecer aos Maristas (Irmãos,Leigas/os) de maneira cada vez mais ampla e profunda a história, o carisma e a espiritualidade marista. Ampliam a “tenda marista “e qualificam cada vez mais a vida e a missão de todas/os que estão envolvidos/as no projeto marista.

A leiga Marista, Neiva Hoffelder, afirma que aprendeu muito com o Ir. Ferrarini. “Quando ele faz a trajetória das Constituições e as dificuldades apresentadas, se percebe o quanto são importantes esses documentos dos Irmãos, pra que se possa seguir com fidelidade a Jesus Cristo animando sua vida e, também, a comunidade a que faz parte”, diz. No segundo dia, ela destaca que como biblista, o Ir. Soteras faz uma excelente conexão entre a Sagrada Escritura e as Regras de Vida, trazendo a inspiração através do livro de Rute, no qual também se faz presente os leigos e leigas, apresentando um caminho inspirador, de comunhão, de serviço junto a essa fraternidade marista”, explica. Para ela, ao aprender sobre a Regra de Vida dos Irmãos, os Leigos também podem se sentir parte dessa caminhada Marista, dessa fonte de vida!”