Nos dias 06 e 07 de novembro, o Memorial Marista de Curitiba, promoveu a 3ª Oficina do PHEM, sobre o tema: “O centenário de nascimento do Ir. Basílio Rueda Guzmán: a primeira fase de sua vida religiosa Marista.” A oficina integra parte do itinerário de comemoração do Centenário de nascimento do Ir. Basílio Rueda.
Primeiro dia
A formação teve início com uma reflexão sobre contexto transformador que precedeu o trabalho do Ir. Basílio Rueda como Superior Geral, marcado por mudanças significativas na sociedade ocidental, especialmente nas áreas religiosa e educacional.
O Ir. Antonio Estaún apresentou o trabalho do Ir. Basílio no “Movimento por um Mundo Melhor” (MMM), enquanto atuava como Diretor Nacional do MMM no Equador, entre 1963 e 1965.
Desde 1961, Basílio participou da equipe liderada pelo Padre Ricardo Lombardi, recebendo autorização especial do Instituto para colaborar na condução do MMM. Após concluir suas atividades no MMM, Ir. Basílio retornou ao México, onde posteriormente foi eleito Superior Geral , em 1967. Ele se tornaria, assim, um dos principais líderes do Instituto Marista na fase de renovação após o Concílio Vaticano II (1962-1965).
De acordo com o Ir. Estaún, o período do Ir. Basílio no “Movimento por um Mundo Melhor” serviu como um campo de provas para o desenvolvimento de suas ideias e de sua espiritualidade com a Igreja.
Segundo dia
Com o Concílio Vaticano II (1962-1965) como pano de fundo, será discutido a importância de voltar às origens dos institutos religiosos para compreender melhor os “sinais dos tempos”. Além de refletir sobre a formação acadêmica de do Ir. Basílio e sua contribuição para a atualização da Igreja e da Vida Religiosa Consagrada, que influenciaram o caminho dos Irmãos Maristas.
Dando continuidade na 3ª oficina do PHEM, Fabiano Incerti apresentou a formação filosófica do Ir. Basílio, com base em sua dissertação de mestrado, “Ser e Valor”. Segundo Incerti, o Ir. Basílio possuía uma inteligência teórica muito bem pavimentada que ficou demonstrada em sua dissertação, que é dividida em três partes, das quais a primeira foi analisada durante a apresentação.
Por meio de um percurso pelo pensamento ocidental, o Ir. Basílio articulava a relação entre “ser” e “valor”, buscando integrar filosofia e prática.