A partir deste ano, no dia 4 de maio, será celebrado o Dia Marista de Nossa Senhora Boa Mãe no Brasil Marista. A data vem como inspiração da relação de Champagnat com Maria e da devoção marista para com ela.

Após uma solicitação feita por Irmãos das três Províncias do Brasil Marista e um processo de aprovação, a União Marista do Brasil (UMBRASIL) instituiu a data celebrativa. A ação reforça o compromisso de “tornar Jesus Cristo conhecido e amado”, com o jeito de Maria.

Intenções

A iniciativa tem a intenção de evidenciar questões importantes:

– Evidenciar Maria como inspiração Marista desde a época de São Marcelino Champagnat até os dias atuais;

– Estimular a temática da animação vocacional;

– Motivar o estudo e a vivência da Espiritualidade Marista;

4 de maio

A escolha da data tem uma importante justificativa histórica relacionada a Champagnat e os Maristas. Em torno desta data, em 1830, Champagnat instituiu o canto Salve Regina como parte da oração diária dos Irmãos. Após este ato instituído, a Congregação foi preservada de perigos e perseguições que ameaçavam a sua existência na época. O canto Salve Regina é uma das marcas dos Irmãos, que se propõe a cantar sempre que estão reunidos em eventos, em devoção à Maria.

A escolha da data exalta o desejo de Champagnat em relação a devoção à Boa Mãe, manifestada no Testamento Espiritual do Padre. “Uma devoção terna e filial por vossa boa Mãe vos anime em todo o tempo e em todas as circunstâncias. Tornai-a amada por todos, tanto quanto for possível”.

A fé e a confiança que Champagnat tinha na materna proteção da Boa Mãe eram ilimitadas. A forma com que ele falava de Maria em seus escritos é exemplo de como se relacionava com ela.

Maria nos ajuda a construir um mundo mais justo e fraterno através de seu exemplo. Pelo exemplo ela esteve presente na vida de Jesus e se dedicou a Deus integralmente.

Boa Mãe

Em 1982, nos arquivos da Casa Geral, em Roma, foi encontrada uma pequena estátua da Virgem do Voto, que pertenceu a Champagnat. Os Irmãos rebatizaram a imagem com o título de “Boa Mãe”. A imagem se espalhou entre os Maristas e até hoje é um símbolo da congregação.

De Maria nós herdamos um nome comum, que nos dá identidade na Igreja e no mundo: maristas! Com Champagnat aprendemos a amá-la com amor filial. “Tudo a Jesus por Maria, tudo a Maria por Jesus”.

A imagem da Boa Mãe expressa a ternura que Maria sempre teve com Jesus e com a humanidade. O Dia Marista de Nossa Senhora Boa Mãe quer recordar a memória de Maria. De maneira que floresça ainda mais o amor do povo por ela, um caminho que leva a Jesus.

Celebração

Na manhã do dia 4 de maio, às 10h, haverá uma Missa de lançamento do Dia Marista de Nossa Senhora Boa Mãe. A celebração ocorrerá na Capela do Colégio Marista Champagnat, em Taguatinga, DF. Além de poder ser acompanhada pelo link.