No dia 20 de dezembro, celebraremos o 4º Domingo do Advento. O último de 2020. Momento de olhar para os caminhos percorridos ao longo do ano, considerando tanto as conquistas quanto as dificuldades enfrentadas.

Nessa reta final do período de preparação para o Natal, o Calendário Religioso Marista nos apresenta mais uma reflexão do Papa Francisco:

“Com o tempo do Advento recomeça o nosso caminho para o Senhor. Um caminho feito de alegria, mas também de dores, de luz, mas também de escuro. O caminho torna-se um combate, é a boa batalha da fé” (Francisco, 2015).

Tempo de esplendor da luz

Complementando o pensamento proposto pelo Santo Padre, queremos recordar o exemplo de São José, fiel esposo de nossa Boa Mãe. Relacionamos sua história com o tempo de esplendor da luz, no qual Deus, com sua luz, faz nova todas as coisas. 

Diante das circunstâncias divinas da gravidez de Maria, a princípio consideradas misteriosas, José poderia ter duvidado e recusado o grande chamado que Deus lhe fazia. No entanto, ele seguiu sua missão com coragem e confiança. 

Sem dúvida, a presença de José fez diferença nos momentos mais difíceis, como por exemplo o nascimento de Jesus e a fuga para o Egito. Certamente, sua crença no mistério da Encarnação do Verbo é uma lição de fé para nós.

Que possamos nos inspirar nas histórias dos quatro personagens bíblicos retratados ao longo dos Domingos do Advento, por sugestão do Padre Luciano José Toller, da Paróquia Universitária Jesus Mestre (PUCPR). Esse conteúdo é baseado em reflexões publicadas pelos portais do Vatican News, da CNBB, dos Dehonianos e Dominnus.wordpress. 

Domingos do Advento e Campanha de Natal

Os quatro textos que publicamos sobre os Domingos do Advento fazem parte da nossa campanha de Natal. Se você ainda não conhece, clique aqui para saber mais. Em 2020, os materiais tiveram como base a inspiração bíblica “Nele somos novas criaturas” (Cf. 2 Cor 5,17).