A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) acaba de formar a Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD). O objetivo desse grupo de trabalho multidisciplinar é aprimorar processos arquivísticos, validando novos procedimentos técnicos para o Arquivo Provincial da PMBCS e acervos do Memorial.  A Comissão deve trabalhar para melhorar as condições de preservação da memória marista para as atuais e próximas gerações, contribuindo para a difusão do legado do Instituto Marista e história da PMBCS.

Segundo Dyogenes Araujo, Diretor do Memorial Marista, “a efetivação do CPAD é um passo importante para a profissionalização do Arquivo da PMBCS, permitindo o alinhamento com as diretrizes do Conselho Nacional de Arquivo (CORNARQ), e aproximando a PMBCS das práticas arquivísticas internacionalmente utilizadas. Também responde às expectativas da Rede de Centro de Memória marista da Região América-Sul”.

Estrutura da CPAD

O Conselho Provincial deliberou que a CPAD deveria ser formada por 7 pessoas – 1 Arquivista (Coordenador), 1 Secretário Provincial, 2 representantes Irmãos, 3 profissionais técnicos – e a nomeação deve se estender pelo período de três anos. Os membros atuais são: Ir. Afonso Levis, Ir. Tercílio Sevegnani, Maria Palicz, Ana Karla Maronezi, Adriano Cecatto, Ricardo Tomasiello Pedro e Natan Marinho Junior.

Primeira reunião

Nos dias 17 e 18 de outubro, houve a primeira reunião da CPAD que aconteceu na Residência Provincial, em Curitiba (PR). Esteve presente, como convidado temporário na PMBCS, o Ir. Joan Jesús Moral Barrio, importante escritor e pesquisador do PHEM, que durante oito anos atuou como responsável pelo Arquivo da Casa Geral, em Roma. Moral está em Curitiba desde setembro para contribuir em vários projetos do Memorial.

De acordo com Maria Palicz, Arquivista Provincial e Bibliotecária do Memorial Marista, a reunião foi muito positiva. Ela destaca que um ponto importante abordado pelos membros da Comissão foi em relação ao trabalho sinérgico entre acervo histórico das Frentes de Missão com o Memorial Marista. “Nesse sentido, é muito importante uma boa comunicação com as Frentes de Missão, tendo em vista que a Comissão foi formada para dialogar com todos os lugares que possuem documentação histórica da Província para que nenhum documento ou material histórico importante não se perca ou caia no esquecimento”, explica.

O Ir. Afonso Levis, também ressalta a importância da composição da CPAD. “É muito importante preservarmos a documentação de nossa Província (entendida como o conjunto de todas as obras e mantenedoras) e alinharmo-nos ao modo oficial, reconhecido mundialmente”, explica. O Irmão salienta que o arquivamento de todo o material julgado relevante e significativo poderá ser utilizado no futuro, fundamentando a história da instituição.

Manual de Gestão de Acervos da PMBCS

Um dos primeiros desafios da CPAD é finalizar, publicar e implementar o Manual de Gestão de Acervos da PMBCS (no prelo) que de acordo com Dyogenes, busca a adequação à legislação, zela pelas instruções normativas canônicas, promove as boas práticas arquivísticas e assegura o direito fundamental do acesso à memória pelas futuras gerações. “O documento marca o início da discussão de uma futura Política de Gestão de Acervos e da Memória Institucional da PMBCS, a ser desenvolvida para a Organização Religiosa e para o”, afirma.