Chegamos ao último domingo da Quaresma, nesta passagem, Jesus adentra Jerusalém de maneira solene, montado em um jumentinho, para mostrar a simplicidade e proximidade com o povo.

Durante essa entrada, as pessoas o aclamavam com hinos, palmas e bradavam “Hosana!”, e forravam a passagem com vestes e ramos, mas precisamos além de olhar a história, enxergar o sentido que vem com ela.

Jesus tinha consciência do que iria acontecer naquela mesma cidade que naquele momento o aclamava como Rei, inspirados pelos milagres por ele realizados. Então devemos refletir sobre o sentido de todo esse acontecimento.

A procissão de ramos realizada hoje por nós, tem a intenção de ilustrar a peregrinação de cada cristão a caminho da vida eterna ao lado de Deus. Os ramos que levamos para nossas casas após a missa, servem para nos lembrar que estamos unidos a Cristo na mesma luta, principalmente a favor das vítimas deste mundo.

As pessoas que sofrem por fome, miséria, violência, guerras, são aquelas que lutam por um mundo mais justo e fraterno, as que buscam promover a paz. Jesus se solidariza com elas, e vive e luta a maneira humana.

Durante essas cinco semanas de Quaresma preparamos nossos corações através de oração, penitência e caridade, para que saibamos viver o despojamento, a solidariedade e o cuidado da vida como dom e compromisso. Afinal, todos recebemos o chamado a vida, que é dom de Deus.

A história que vamos vivenciar na semana santa, ilustra um comportamento de doação até o extremo, afinal, Jesus morreu por nós. Então aproveite para refletir sobre como está sua vivência em sociedade, como estão seus critérios para acreditar em notícias e pessoas, e também como está a relação e o cuidado com sua identidade cristã.

Pensando nisso, separamos alguns conteúdos que podem te ajudar:

>>> Oração descomplicada: entenda o significado das orações

>>> Campanha da Fraternidade 2023

>>> Participe do Profetinhas da Hora com seus filhos

 

Vamos viver a Quaresma como Família Global

Com o intuito em promover experiências como Família Global, a Província Marista Brasil Centro-Sul desenvolveu um roteiro para viver a Quaresma baseado no documento La sonrisa de la vida (O sorriso da vida) da Província Marista Ibérica. Nosso roteiro conta com onze textos e áudios formados por uma passagem do Evangelho e uma reflexão sobre ela. O conteúdo será distribuído semanalmente no site da PMBCS.

>>> Acessar o conteúdo do Domingo de Ramos

Para que os Maristas de Champagnat possam convidar suas comunidades, famílias e amigos a participar dessa vivência, além dos roteiros também é possível compartilhar esse material através de suas redes sociais, inclusive com imagens preparadas especialmente para isso.

Capa de capítulo sobre o Domingo de Ramos do Roteiros para Quaresma e Páscoa

>>> Fazer download da imagem

Também é possível consultar o conteúdo na íntegra com todas as semanas:

>>> Acessar ebook da Quaresma

>>> Acessar Playlist do Evangelho da Quaresma