Começou, na última terça feira (01) no Centro Marista de Juventudes de Itapejara D’Oeste, o projeto Academia Espiritual. O projeto contará com 10 encontros quinzenais com o objetivo de olhar para si, refletir sobre a forma como se vê, como se acolhe e como se lida com as preocupações e desafios do dia-a-dia.
A proposta da ação é dar tempo para silenciar o coração, o corpo e a mente, a fim de buscar reconhecer o sentido da vida de cada participante, bem como buscar estar conectado com e em Deus. A intenção é, com esse projeto, mostrar a importância do autocuidado, da conexão consigo mesmos, de voltar para dentro e, consequentemente, tornar o dia a dia mais leve e a convivência mais alegre para os participantes do curso.
Ao todo participam 30 pessoas, com destaque para profissionais da educação. Muitos dos convidados já tiveram contato com o Centro Marista de Juventudes anteriormente e a intenção é de que eles possam passar para os alunos o que aprenderem no curso. “Acreditamos que podemos tocar o coração das pessoas quando cuidamos delas e que isso transforma espaços na sociedade”, afirma a coordenadora do Centro Marista de Juventudes, Ana Cappellesso.
O desenvolvimento integral do ser humano é composto por várias dimensões e uma delas é a espiritual, que é inerente ao ser humano. Inspirado por essa dimensão e após uma formação que participou, o Irmão Cezar Cavanus, com o apoio do Centro Marista de Juventudes, ajudou a desenvolver uma formação voltada para a comunidade de Itapejara D’Oeste voltada ao aspecto espiritual.
O Irmão Cezar acredita que este é um grande passo para se oferecer para a comunidade com esse curso.”Estamos cheios de compromissos, nossa agenda já necessita de mais horas, mais dias. Mas não podemos esmorecer no cuidado de cada ser humano, no nosso auto cuidado em relação a um crescimento integral, como queria Champagnat de cada um de nossos educandos”.