Como resultado de muitas pesquisas e da curadoria de sua equipe, o Memorial Marista dá mais um passo na direção da inovação. No mês comemorativo ao Dia de Champagnat, chega ao público uma série de materiais que compõem as Coleções Maristas.

Para que o alcance seja multiplicado, os conteúdos ganharam o formato eletrônico, como e-books. Com publicação em parceria com a PUCPRESS.

Dessa forma, o conhecimento está à disposição tanto de pesquisadores quanto do público. Sem limitações geográficas.

Tecnologia para a partilha de conhecimentos

A iniciativa tem a finalidade de facilitar o acesso à textos fundamentais para o estudo do patrimônio cultural, histórico e espiritual do Instituto Marista. As publicações estão divididas em três áreas: Fontes Maristas, Estudos Maristas e Espiritualidade Marista.

Em 2021, o Memorial Marista iniciou um processo intenso de digitalização de documentos e modernização. Sob o mesmo ponto de vista, merece destaque a criação do Memorial Marista Hipermídia 360, com o intuito de disponibilizar visitas virtuais ao espaço.

Evento de lançamento  

O lançamento do próximo e-book das Coleções Maristas está marcado para o dia 29 de junho, às 19h (horário de Brasília), em um webinar. Crise e Carisma ganhou versões em português e espanhol. 

A obra foi elaborada por: Ir. Patricio Pino Medina (PMSMA), Angelo Ricordi (PMBCS), Paulo Quermes (Umbrasil) e Francisco Flores Sánchez (PMSMA). Em síntese, a obra apresenta uma análise histórica das crises desde o início do Instituto Marista até a morte do fundador, Marcelino Champagnat

Maristas de diversos países estarão reunidos no evento organizado pela Província Santa María de Los Andes (PMSMA). Participe pelo canal Maristas Chile no Youtube.

Banco de estudos digital

A saber, os materiais que já foram lançados formam uma espécie de banco de estudos digital. Gratuito e acessível. Ou seja, essa é mais uma maneira que o Memorial Marista encontrou de contribuir com a missão. Bem como de tornar o carisma Marista mais conhecido.

Os conteúdos estão disponíveis na seção Publicações de nosso site. Nessa “biblioteca digital”, basta procurar o tópico Coleções Maristas.

>>> Acesse aqui.