Após conhecermos as etapas Ver e Julgar, vamos conhecer a etapa Agir, que propõe que todos os cristãos possam responder com audácia às necessidades que envolvem a comunidade.

Jimena Grignani e Leila Cristina Carneiro, da área de Identidade e Missão da PMBCS, nos falam um pouco sobre essa etapa. Jimena explica que a CF 2019 reconhece que a política é intrínseca à fé, e que a prática da fé também é um ato político.

“Fraternidade e políticas públicas fazem parte da vocação humana. Para isso, devem ser materializadas em atitudes e ações. Tendo coragem para agir, alicerçados pela fé, venceremos o medo, condição necessária para se assumir a política por vocação e distanciar-se daqueles que a praticam com má intenção”, diz Jimena.

O tema da CF 2019 também nos ajuda na desmistificação do que são as políticas púbicas e contribui para abordar, dentro da PMBCS, o tema com colaboradores e, consequentemente, com seus familiares.

“As ações pontuais de informar, refletir e discutir em ambientes, até mesmo informais, podem contribuir para que o assunto sensibilize e provoque as pessoas a ter um olhar mais crítico sobre o assunto”, explica Leila.

Etapa Agir nas Prioridades do Triênio

A etapa Agir, assim como as demais, é de grande importância para a campanha Prioridades do Triênio neste primeiro semestre de 2019, cuja abordagem é a “Evangelização e Defesa de Crianças, Adolescentes e Jovens”. Como um todo, a CF 2019 incentiva a nós, Maristas, a participarmos efetivamente da política, segundo Jimena.

“Devemos desenvolver uma escuta qualificada para a não efetivação dos direitos dos que sofrem violações, em especial crianças, adolescentes e jovens. E que sejamos ponte entre o Evangelho, os que sofrem e as políticas públicas, para assim nos tornarmos sujeitos da História e de mudanças significativas”, aponta.

Leila nos lembra da atitude de nosso fundador, São Marcelino Champagnat, que sensibilizou-se com a situação de crianças e adolescentes e agiu para fazer a diferença no meio em que estava inserido. Por isso, precisamos seguir seus ensinamentos e praticá-los na PMBCS, tendo em vista também a CF 2019.

“Hoje, unir as reflexões da Campanha da Fraternidade com nossas prioridades vai ao encontro a esse apelo de Agir em prol das crianças, adolescentes e jovens que tenham qualquer um de seus direitos básicos violados”, acrescenta Leila.