“Vai e faze o mesmo!” (Lc 10,37). Esse é o versículo bíblico que conduz a nossa campanha institucional de Páscoa em 2021. 

A iniciativa nos provoca a pensar juntos sobre o acolhimento e o amor ao próximo, porém sem restrições ou condições. Diante de alguém que precisa de ajuda, somos solidários de coração aberto ou com ressalvas? De fato, fazemos uma boa ação por amor ou esperando algo em troca?

Reflexões despertadas pela arte da campanha de Páscoa

Como inspiração visual, temos uma obra do artista Guto Godoy, que se dedica à Arte Sacra desde 2010. Ele é discípulo de Cláudio Pastro, um dos maiores nomes desse tipo de manifestação artística. 

Em síntese, o jovem artista desenvolveu uma ilustração em linhas, que remete à passagem bíblica do Bom Samaritano.

“A chaga da mão do Cristo se confunde com aquela do homem caído, convite a reconhecer no irmão sofredor a imagem gloriosa do Senhor. Sua cruz luminosa é o caminho para a plena fraternidade, a fonte da vida e o lugar do reconhecimento da entrega samaritana do amor pela humanidade”, explica Godoy. 

Por fim, a cor azul que permeia a arte, evoca a misericórdia e o cuidado. Além de ser a principal cor Marista.

Exemplo do Bom Samaritano

“A arte que realizei, a pedido dos Maristas, traz a imagem do Bom Samaritano, parábola descrita no Evangelho de Lucas, capítulo 10, norteadora da ação da Igreja que vai às sarjetas, às periferias, a fim de derramar o bálsamo da misericórdia nas feridas da mulher e do homem marginalizados. A Encíclica ‘Fratelli Tutti’ do Papa Francisco delineou os elementos e a ideia central, iluminada pelo texto bíblico”, conta Guto Godoy.

Nesse sentido, a imagem do Bom Samaritano representa o próprio Cristo que cuida do homem caído. “Esse Cristo, já na sua realidade pós-pascal, ressuscitado, é a cabeça da Igreja e a convida a ir e fazer o mesmo”, destaca o artista.

Dessa forma, como Província, convidamos todos os Maristas de Champagnat e a comunidade a também fazerem o mesmo. Isto é, a serem bons samaritanos dos nossos tempos. A reconhecerem o Cristo que habita tanto em nós quanto no outro.