No dia 13 de abril, a área de Animação Vocacional da PMBCS, em conjunto com a Diretoria de Pessoas e Cultura (DP&C), do Grupo Marista e o TECPUC realizaram o piloto de uma missão vocacional a partir do RPG Theofânica.  

A ação foi feita com um grupo da PJM do TECPUC, contando com o auxílio da colaboradora Ana Carolina Dias, analista de pastoral da unidade, bem como a participação da equipe de Animação Vocacional da regional Paraná Leste, com Talita Covatti e o Ir Edicarlos Coelho, além da colaboradora Mariana Rogoski, do Grupo Marista 

O Ir. Edicarlos Coelho comenta que o momento junto à Pastoral Juvenil Marista do TECPUC foi importante, pois foi possível visualizar novas formas de trabalho com os jovens, trazendo o tema da cultura vocacional. 

O intuito desse movimento foi a realização e teste da missão do jogo para adaptações, a fim de aplicar com os jovens das diversas frentes de missão, incluindo colaboradores.  

A dinâmica do RPG Theofânica 

O jogo consiste em discutir e debater algumas temáticas, como por exemplo, o acompanhamento vocacional. Os participantes recebem a contextualização e cenário imaginário em uma realidade futurística, juntamente com uma problemática inicial.  

A discussão e debate parte desse problema dentro do jogo Theofânica. O jogo tem a figura do mestre, que é o facilitador do jogo, bem como o Theo que representa um oráculo, que vai aceitar ou discordar das respostas (discussão) dos participantes, levando em consideração os valores institucionais e identitários. 

No decorrer do jogo, vão sendo acrescentadas situações e problemas para gerar reflexão e debate. Cada resposta obtida na rodada há uma pontuação. Caso o mestre ou o oráculo não aceitar a resposta, os participantes sofrerão algumas consequências dentro do jogo, o que poderá oportunizar adrenalina e emoção dentro do jogo. O jogo não tem um tempo definitivo, mas é considerado um período de pelo menos 2 horas para realizá-lo. 

Idealização do jogo 

O jogo do RPG Theofânica nasce a partir de uma necessidade do corporativo do Grupo Marista, que desejava trabalhar a temática da cultura vocacional e vocação de uma maneira lúdica e pedagógica na área. O momento foi válido para discutir, analisar e debater questões pertinentes à vocação, acompanhamento e projeto de vida.  

Para o Irmão Edicarlos, o projeto está em desenvolvimento. “Ainda estamos em um projeto piloto e mesmo para aplicação com os colaboradores das diferentes frentes de missão precisaremos realizar ajustes e adaptações na missão da Theofânica”. Ele enfatiza que é necessário também adentrar nas frentes de missão para construir o projeto com o apoio dos colaboradores com a temática vocacional.