O que os jovens de hoje em dia pensam sobre projeto de vida? Como eles olham para o futuro e escolhem caminhos a seguir? De que maneira eles estão se relacionando com a fé e com os chamados de Deus? Será que eles conhecem a vocação religiosa e se identificam com ela? Essas são algumas das questões que movem a PMBCS e, especificamente, a área de Animação Vocacional (AV) da PMBCS.

Nesse primeiro semestre de 2023, a Animação Vocacional é o tema da segunda fase da campanha Prioridades do Triênio. Vamos refletir sobre esse viés em todos os campos de atuação da PMBCS – Núcleos de Identidade, Missão e Vocação, Frentes de Missão e Comunidades de Irmãos.

O objetivo dessa etapa da campanha é compartilhar os principais assuntos relacionados ao tema e entender seus objetivos e finalidades.

Assim, será possível reacender a chama que move a atuação dos Irmãos Maristas e manter vivo o sonho de São Marcelino Champagnat.

 

Propósito da Animação Vocacional

O propósito da área de Animação Vocacional da PMBCS é despertar, animar e acompanhar os jovens que estão na fase de descoberta de sua vocação. Além disso, trabalhar a cultura vocacional em espaços variados.

  • Frentes de Missão: desenvolvimento de estratégias, em parceria com os pastoralistas das unidades.
  • Digital: presença nas plataformas digitais para apresentar a Vida Consagrada Marista a todos que desejam conhecê-la.
  • Igreja: articulação e potencialização de ações de cunho vocacional em parceria com o Serviço de Animação Vocacional, Setor de Juventude e Catequese.
  • Acompanhamento Vocacional: atenção dedicada a cada jovem vocacionado durante o processo de discernimento. Realização de encontros vocacionais locais e provinciais, presenciais ou virtuais.

A Animação Vocacional compromete-se com o fortalecimento da cultura vocacional nesses diferentes espaços. Assim ela pode ser revitalizada e ressignificada a partir dos contextos e desafios atuais, por meio da participação, do testemunho e da vivência da espiritualidade, da fraternidade e da vocação dos Maristas de Champagnat.

>>> Assista o vídeo “Vale a pena ser Irmão Marista!

Como as Prioridades do Triênio foram definidas?

Em 2020, ocorreu o VII Capítulo Provincial, com o intuito de refletir sobre expectativas e sonhos para a Província Marista Brasil Centro-Sul no horizonte de 2021 a 2024. No evento, houve a aprovação de três Prioridades do Triênio. São elas: Animação Vocacional, Vida Consagrada e Província Mais Simples e Maristas de Champagnat em Missão.

Em 2022, pudemos retomar a importância da campanha e apresentar cada uma das Prioridades. Agora é hora de nos aprofundarmos e agirmos cada vez mais em prol desses tópicos. Vamos começar pela Animação Vocacional.