Nos dias 30 e 31 de março, aconteceu no CMC o Encontro de Animadores de Comunidade da PMBCS.

Na primeira parte do encontro, os participantes se dedicaram para partilhar o andamento das comunidades. “É um momento de graça, e de grande riqueza poder escutar a todas as comunidades. Surge uma conectividade natural entre os Irmãos e os animadores”, afirma o Irmão Anacleto Peruzzo, Diretor de Vida Consagrada da PMBCS.

Os animadores partilharam como suas comunidades estão organizadas e que iniciativas assumiram para o ano. Além disso, dialogaram sobre como atuam e que atividades pastorais realizam nos locais em que atuam.

De maneira simbólica, os Irmãos se reuniram em torno da Mesa de La Valla, presente no espaço do Memorial Marista.

Outra atividade feita durante o encontro foi a partilha da construção do Projeto de Vida Comunitário de 2023. Em avaliação, os Irmãos viram como positivas as orientações passadas pela Diretoria de Vida Consagrada, que ajudaram as comunidades a construir um projeto comunitário que teve como foco as  Prioridades do Triênio. Ao longo do ano, a Diretoria de Vida Consagrada enviará materiais de apoio para as comunidades trabalharem com os Projetos de Vida Comunitários.

Os Irmãos também realizaram uma visita à Casa de Francisco e Clara, um projeto localizado na comunidade da Vila Torres. “Os Irmãos puderam entender melhor a abrangência e a profundidade deste projeto para a comunidade Vila Torres e para a Universidade”, conclui o Irmão Anacleto. Durante a visita, os Irmãos foram convidados a deixar uma marca de compromisso e apoio ao projeto.

Na parte final do encontro, houve apresentações das áreas de comunicação, animação vocacional, de serviços da Organização Religiosa e do Comitê de Proteção da Província. Os Irmãos também puderam trazer suas necessidades e demandas para cada área, de forma a se conhecerem melhor e trabalharem em conjunto.

Os Irmãos retornaram para as respectivas comunidades, onde seguirão a aplicação dos Projetos de Vida Comunitários e de suas ações locais. O próximo encontro presencial dos Irmãos Animadores de Comunidades será nos dias 23 e 24 de novembro.