Entre os dias  14 e 15 de fevereiro, os Animadores Vocacionais da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) participaram de uma formação sobre Identidade, Espiritualidade e Carisma Marista na sede da Organização Religiosa (OR), em Curitiba. A formação, destinada tanto a colaboradores como a Irmãos Maristas, foi uma iniciativa conjunta da Diretoria de Missão Identidade e Vocação (DIMV) e do Memorial Marista da OR.

Conforme explica o especialista do Memorial Marista, Angelo Alberto Diniz Ricordi, o objetivo foi fortalecer as três dimensões. E, assim, oferecer mais bagagem de conteúdo para os animadores no contato com os adolescentes, jovens, adultos e colaboradores. “Foi um encontro muito rico para todos os animadores. A ideia é que eles possam ter cada vez mais subsídio em suas atuações diárias de recrutamento e animação aos vocacionados. Além disso, foi um movimento de sinergia importante entre as áreas da OR”, relata.

Como foi a formação dos Animadores Vocacionais

Em suma, o primeiro dia de formação foi dedicado a um aprofundamento da história do Instituto Marista. O período da manhã foi apresentado por Ricordi e trouxe aspectos históricos do Instituto, desde sua fundação até os dias de hoje. Já no período da tarde, os animadores e Irmãos fizeram uma visita ao Memorial. A imersão foi focada no modo em que foi construído, na história da Instituto e em que como esse patrimônio pode ser útil na atração e recrutamento dos vocacionados.

De acordo com o diretor do Memorial, Dyogenes Philippsen Araujo, a formação continuada dos Animadores Vocacionais foi muito oportuna, fundamental para o encantamento do time. “O ambiente interativo do Memorial Marista, juntamente com sua equipe de especialistas nos temas do Patrimônio histórico-cultural-espiritual permitiram um mergulho profundo no legado de Champagnat e da missão dos Irmãos. A ideia é que a equipe de animadores se aproprie dos conteúdos e ferramentas do Memorial para dinamizar o trabalho vocacional”, destacou.

A saber, a manhã do segundo dia de atividades com os animadores vocacionais foi dedicada ao resgate da história do Irmão Basílio Rueda e seu marco na história do Instituto Marista, com um olhar especial ao tema Vida Religiosa e vocação  e também a uma visão global de como o Instituto Marista está organizado hoje. As apresentações foram realizadas, respectivamente, pelo especialista do Memorial, Adriano Cecatto e pelo especialista de Identidade, Missão e Vocação, Bruno Socher. Já no período da tarde, os participantes da formação visitaram o arquivo Provincial e contaram com uma apresentação da arquivista Maria Palicz.

 

Conteúdo histórico atualizado

Segundo o coordenador de Animação Vocacional da PMBCS, Volnei Rafael Sevenhani, a história do Instituto e a conservação da memória foram os focos da formação.  “Encontro assim são uma oportunidade dos animadores conhecerem ainda mais a vida dos Irmãos Maristas e do Instituto, de forma bem aprofundada. Abastecidos de conteúdo histórico atualizado da nossa instituição, quem atua diretamente na animação de jovens e adultos fica cada vez mais preparada para chamar novas vocações. Foi uma experiência muito interessante”, disse.

Formação profunda

“Para mim foi um momento muito significativo. Eu estou há 13 anos na Instituição e é a primeira vez que eu recebo uma formação tão profunda como essa. De conhecer os Superiores Gerais, de conhecer os outros Irmãos que fizeram parte do início da história do Instituto. E além de receber essa formação, fazer a experiência da visita do Memorial. Nós já visitamos o Memorial em outros momentos. Mas receber a formação e na sequência fazer essa visita e essa interação, estar junto com os Irmãos, a exemplo do Ir. Joaquim, que conviveu com alguns daqueles Irmãos que participaram do início de tudo, foi um momento muito importante para nós”, conta a animadora vocacional de Chapecó, Daniela Bernardi.

 

Animação Vocacional – Prioridade do Triênio

Vale lembrar que Animação Vocacional é uma das Prioridades do Triênio 2021 – 2024. Assim sendo, nesse primeiro semestre de 2023, este é o tema da segunda fase da campanha de comunicação sobre as prioridades. Entre as ações que estão planejadas para o semestre está o convite às pessoas atuantes na Animação Vocacional a mostrar um pouco mais de suas rotinas. Tudo isso visando que mais interessados possam entender o processo e também contribuir para Missão Marista.

Aproveitando a passagem por Curitiba, os animadores, que vieram de diferentes regionais, também participaram de uma dinâmica para lançamento da segunda fase da campanha. Clique aqui e saiba mais!

Continue acompanhando as publicações em nosso site, intranet e redes sociais @maristacentrosul e @irmaomarista!