Há mais de 200 anos, São Marcelino Champagnat  deu início a uma obra de transformação social a partir da educação. Mas, desde o início, certamente ele sabia que não poderia fazê-la crescer sozinho. Dessa maneira, foi agregando cada vez mais pessoas em sua missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, a exemplo de Maria. Assim, o sonho deixou de ser individual e passou a ser coletivo. 

Hotsite Dia do Marista

Até os dias de hoje, os Maristas de Champagnat procuram prosseguir como uma família global, contribuindo para realizar o sonho de Champagnat. Por isso, para celebrar o Dia do Marista (15 de agosto) deste ano, nada melhor do que reconhecer quem caminha ao nosso lado. Nas conquistas e também nos desafios.

Site Dia do Marista 2020

Nesse período de distanciamento social, todas as pessoas que se identificam com o Carisma Marista poderão enviar mensagens para quem admiram, falando dos valores que reconhecem no outro, a partir de um site especial lançado para a data: www.diadomarista2020.com.br.

A saber, cada recado enviado ajudará a tornar essa página mais colorida. Além de dar visibilidade para as homenagens e os valores maristas, a proposta dessa página também é formar um mosaico repleto de vida, carinho e reconhecimento. Participe!

Aplicativo Bem Diário

Outra novidade desenvolvida para a data é um aplicativo voltado para espiritualidade: o Bem Diário. Um convite à reflexão sobre fé, solidariedade e amor ao próximo, unido à tecnologia.

O app traz conteúdos em texto, áudio e imagem sobre a memória do fundador, Marcelino Champagnat, e os caminhos traçados pelo Instituto Marista. Ademais, em meio a um mundo turbulento, é uma oportunidade para aquietar pensamentos e se conectar com o bem.

Programação 

Em 2020, em virtude da pandemia, as celebrações do Dia do Marista foram adaptadas para o ambiente virtual. Todavia, conservam o espírito de união e de renovação dos compromissos com a missão. 

Com o tema “Como uma família global, farol de esperança neste mundo turbulento”, trecho do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, as ações são concretude da Igreja em saída, fortalecendo a solidariedade e a espiritualidade. As iniciativas são do Grupo Marista, Editora FTD e Província Marista Brasil Centro-Sul.

Marque na agenda as oportunidades de nos reunirmos online:Dia do Marista - horários

  • 13 de agosto, 17h – Painel Farol de Esperança, com o tema “Vida e Missão Marista: com os jovens para novos tempos”, que será transmitido pelo canal do Farol 1817 no Youtube.
  • 15 de agosto, 10h – Celebração Eucarística virtual, que também será veiculada ao vivo pelo canal do Farol 1817 no Youtube e pelas contas de Instagram @maristacentrosul e @juventudesmaristas.
  • 15 de agosto, 11h às 12h – Logo após a transmissão da missa, um sistema de drive thru ficará montado no estacionamento no portão 1 da PUCPR Câmpus Curitiba, para quem quiser receber a hóstia da Celebração Eucarística (Av. Senador Salgado Filho, 25 – Prado Velho).
  • 15 de agosto, 11h às 14h – Este mesmo sistema de drive thru também estará preparado para receber doações de alimentos para a iniciativa SOS Vila Torres e famílias do bairro Caximba, em Curitiba. 

Você já pode fazer sua inscrição no canal e ativar as notificações, para receber um lembrete quando os vídeos começarem.