Os Maristas de Champagnat seguem em constante aprendizado sobre o carisma marista. Isso fortalece o compromisso com a Missão e inspira a viver uma vida sob os ensinamentos de Jesus, do jeito de Maria, a Boa Mãe, a exemplo do que fez o fundador do Instituto Marista, Marcelino Champagnat.

Confira o depoimento de Erica Ribeiro, da Fraternidade Maria de Nazaré (SP) sobre sua experiência no Curso L’Hermitage – Carisma Marista, um sentido em minha vida:

Sou a Erica, trabalho no Grupo Marista há tempos. Entre estágio e docência no colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, são 17 anos de trabalho e convivência com os Maristas. Um tempo muito feliz e de muito aprendizado. Mais especificamente, há dois anos, me aproximei do MChFM e ingressei na Fraternidade Maria de Nazaré, também em São Paulo.

Além da convivência com as pessoas que conheci durante essa caminhada, posso dizer que a intimidade com o carisma de Marcelino começou a fazer mais sentido em minha vida na medida em que conheci a história de sua vida e obra. Para essa aproximação, o estudo e a participação nos cursos foram essenciais.

Em dinâmica do curso, produzimos bilhetes escritos a próprio punho e enviado a uma pessoa que fez/faz parte de sua encaminhada Marista. Esse foi o bilhete escrito por mim. O fiz para os colegas do curso, fraternos e amigos. Todos estão um pouco da Marista que sou hoje!

Há tempos tentava participar do curso L’Hermitage sobre o Patrimônio Espiritual Marista. As barreiras do espaço-tempo dificultavam um pouco esse acesso, mas com a realização na modalidade on-line, encontrei a oportunidade para concretizar o desejo de longa data. O curso foi ótimo! Muito organizado e com os conteúdos tratados com a devida profundidade e cuidado por todos os professores. Outro ponto alto foi a riqueza das interações entre os participantes das três províncias do Brasil: partilha de cultura e muita vida, mostrando que presença Marista pode extrapolar territórios e, ainda assim, ser significativa. A vida em fraternidade mostra-nos, a cada encontro, como a presença entre nossos pares é necessária na construção de nossa experiência de fé.

Para mim, como fraterna foi muito importante vivenciar mais essa etapa de aprofundamento na caminhada Marista. E dessa forma, seguir com mais firmeza e coerência, os passos que nos conduziram até aqui e, assim como o jovem Marcelino de 1817, contemplar horizontes futuros, ao mesmo tempo em que guardamos com zelo, respeito e crescente encantamento a riqueza de seu legado!