Provavelmente, você já ouviu falar sobre a Economia de Francisco. Uma visão mais colaborativa e solidária, que cuida da criação e a protege. Em suma, um conceito baseado em oportunidades para todos, que humaniza e inclui.

Nesse sentido, damos um passo adiante e queremos falar sobre a Economia de Francisco e Clara. Ou seja, o nome da companheira de São Francisco de Assis foi incorporado à expressão para demonstrar que masculino e feminino caminham lado a lado. E, principalmente, que a equidade também é essencial para uma economia mais justa e sustentável.

Elineia - Artigo Economia de Francisco e Clara

Elinéia Denis Ávila de Araújo

Esse é o tema de um artigo elaborado por Elinéia Denis Ávila, que nos últimos anos exerceu o papel de gestora de Comunicação e Marketing Institucional na PMBCS, em parceria com a jornalista Giórgia Gschwendtner. 

Com o título “A vanguarda da ‘Economia de Francisco e Clara’ e as tendências de mercado para a construção de um futuro equitativo e sustentável”, o trabalho foi apresentado no Congresso Oikos, em novembro de 2021. A saber, o evento reuniu instituições católicas brasileiras de ensino superior para refletir e articular ações referentes a temas emergentes do Pontificado de Francisco. Tais como Educação, Economia, Ecologia e Ecumenismo.

Ao longo de oito páginas, as autoras fornecem uma contextualização sobre o surgimento desse conceito. Além disso, traçam uma relação com o momento atual, tendo em vista também consequências trazidas pela pandemia do coronavírus.

Resumo do artigo

“A pandemia de Covid-19 provocou uma crise humanitária impactando todos os segmentos da vida em sociedade. Assim, trouxe luz às questões já urgentes, porém que acabavam sendo analisadas em contextos específicos como o colapso climático. Em resposta, uma onda de iniciativas trouxe, para além da superação do cenário atual, soluções para a construção de um futuro diverso.

Nesse contexto, o Papa Francisco lançou o documento “A Economia de Francisco e Clara”, fomentado, no Brasil, pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEF). Considerando a abordagem do documento sobre as novas economias no século XXI e a necessidade de equidade de gênero para superação do modelo patriarcal, o presente artigo busca apontar a relevância dessa proposta a partir das tendências de comportamento e consumo coletadas no contexto geral da sociedade. Para tal, será apresentada a visão de uma economia circular e regenerativa, centralizada na responsabilidade coletiva da produção até o consumo, partindo de uma revisão bibliográfica e etnográfica sobre o tema”.

>>> Clique aqui para acessar o artigo.

Para aprender mais

Com o intuito de fornecer conteúdo de qualidade sobre economia, ecologia, educação e ecumenismo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o portal Farol 1817 disponibilizam uma série de minicursos. Juntos, eles formam a série “Nos Passos de Francisco”. 

A iniciativa tem o objetivo de apresentar os grandes temas que marcam o pontificado do Papa Francisco. E, dessa forma, contribuir para o diálogo em torno de questões atuais.

O acesso aos conteúdos é gratuito. Afinal, a ação está relacionada à missão marista de ser farol que orienta. E assim promover a vivência dos valores do Evangelho. Por isso, se você ficou interessado pelo artigo sobre a economia de Francisco e Clara e quer estudar mais sobre conceitos defendidos pelo Papa Francisco, basta se inscrever nos cursos listados em seguida, pelo site do Farol 1817.

>>> Economia de Francisco
>>> Ecologia Integral
>>> Pacto Educativo Global