O dia 24 de abril de 2020 ficará marcado como um momento histórico para a Província Marista Brasil Centro-Sul, devido à realização da Assembleia das Mantenedoras 2020 – Exercício 2019 por videoconferência. Foi a primeira vez que este evento foi realizado na modalidade virtual. Estiveram reunidos representantes das três mantenedoras (APC, ABEC e UCE), bem como da FTD e da organização religiosa (OR). 

Na ocasião, foram realizadas a apresentação e a deliberação sobre as demonstrações financeiras do último ano. Além disso, também foram relatados os pareceres do Conselho Fiscal e da Auditoria, para aprovação. 

“Na assembleia, os Irmãos são convidados a ‘passear’ sobre os projetos e as respectivas ações que foram realizadas no ano, seja nas mantenedoras e na própria OR. De modo especial, essa assembleia reservou um tempo para apresentar aos Irmãos o Plano de Contingência e as inúmeras ações que estão sendo tomadas na Província para afrontar os impactos da crise da Covid-19”, explica Ir. Cezar Cavanus, Conselheiro Provincial.

Conexão e união em tempos de pandemia

Os Irmãos que fizeram parte da videoconferência se conectaram individualmente ou por suas comunidades, a fim de manter as recomendações de distanciamento social. “Tivemos a participação de quase todos os Irmãos, os que estão na região da Província e os que estão a serviço do Instituto na Itália, ou em missão, como no Timor Leste”, informou Ir. Cezar.

O conselheiro destacou, ainda, a avaliação positiva por parte dos participantes, apesar das adaptações que foram necessárias para tornar o evento mais objetivo. “Foi um momento muito importante para todos os Irmãos da Província. Ela foi muito bem preparada e conduzida, isso facilitou o entendimento das apresentações, bem como possibilitou a participação daqueles que assim desejaram fazer. A assembleia é um momento forte de encontro dos Irmãos, encontro para rezar, partilhar a vida e olhar todos os movimentos da Província”, comentou.

Mensagem do Superior Provincial

Em seguida, confira a mensagem do Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, sobre este momento que certamente foi único.

 

Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias (AGE’s e AGO’s) da PMBCS e do Grupo Marista

“A realização das assembleias da Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC), Associação Paranaense de Cultura (APC) e União Catarinense de Educação (UCE) e da Organização Religiosa-PMBCS, no dia 24 de abril de 2020, por meio da plataforma “Teams”, teve a expressiva participação dos Irmãos e Comunidades, todos comprometidos com a vitalidade missionária e sustentabilidade da nossa Família Religiosa.

Estamos felizes com os resultados das Demonstrações Financeiras/2019 do Grupo Marista (GM) e da PMBCS. Nessa ocasião, também pudemos apresentar a caminhada/2020, as apreensões, preocupações e o Plano de Contingência da Crise dos orçamentos e dos investimentos/2020 das nossas grandes e complexas instituições, pautados pelo cuidado e respeito às pessoas, visando geração de economia, contenção da ociosidade, etc.

Essa pandemia também nos despertou para a criatividade e entusiasmo em torno da animação dos projetos, formações, ações, movimentações da Diretoria e Núcleos de Identidade, Missão e Vocação (DIMV-NIMVs) da PMBCS e do GM junto dos destinatários e demais pessoas engajadas. A atuação solidária “SOS Vila Torres” é um dos gestos concretos da PMBCS e do GM durante a Quaresma e desses tempos de restrição e de isolamento social.

As lideranças e equipes de gestão e governança do GM e FTD Educação estão trabalhando duramente sob a coordenação e entrega incansável do Ir. Délcio; assim como da dedicação a todo vapor do Ir. Vanderlei e equipe DEEB, Diretores e equipes dos Colégios, Escolas Sociais e Escolas Champagnat; das diligências do Ir. Rogério Mateucci e equipes da Reitoria da PUCPR, do Ir. Lino (Economato), Ir. Hélio, direção executiva e equipe da OR-PMBCS. Na Área da Saúde, destaque especial ao Dr. Álvaro e equipes médicas, de enfermagem e demais profissionais do HUC e do HMC: quem cuida da vida merece o nosso maior cuidado e respeito.

Agradecemos a adesão dos Irmãos às Assembleias, a acolhida, união e compreensão em relação às medidas e encaminhamentos que estamos dando à missão e à economia das nossas instituições diante da instabilidade gerada pela Covid-19”.

Ir. Benê Oliveira
Superior Provincial da PMBCS