Certamente, a Assembleia das Mantenedoras 2022 marcou um momento de reencontro importante. E o fortalecimento do espírito de família tão característico dos Maristas de Champagnat. Tudo isso depois de dois anos sem a possibilidade de um evento presencial com muitas pessoas.

Entre os dias 28 e 29 de abril, cerca de 60 Irmãos da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) estiveram reunidos em Curitiba. O o objetivo foi acompanhar as apresentações e deliberações financeiras do ano de 2021 das três mantenedoras: ABEC, APC e UCE. Assim como da FTD Educação e da Organização Religiosa. 

“A pandemia nos trouxe enormes desafios sociais, econômicos e nas nossas relações. Todos experimentamos nossas fragilidades e conhecemos nossos limites, mas também foi um momento de exercitarmos nossa criatividade. Os resultados apresentados na Assembleia reforçam o trabalho incansável dos Irmãos, lideranças e suas equipes. Todos comprometidos com a sustentabilidade da nossa Missão e Instituição. Assumimos os desafios como oportunidades de causar verdadeiras transformações”, reconheceu o Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira. 

Atentos aos sinais do tempo 

Para o presidente do Grupo Marista, Ir. Vanderlei Siqueira, o ano de 2021 endossou a atuação Marista com foco na evolução cultural. “O objetivo é não perder a essência e carisma Maristas, com foco sempre na missão e nos nossos propósitos. Mas estarmos atentos aos sinais dos tempos e o que o nosso público precisa”, disse. 

Recado do Superior Geral na Assembleia das Mantenedoras 2022

Sem dúvida, um dos momentos mais significativos da Assembleia das Mantenedoras 2022 foi a participação do Superior Geral do Instituto, Ir. Ernesto Sanchez. Ao vivo, direto de Roma. Ele lembrou que recentemente os Superiores Provinciais estiveram reunidos na Conferência Geral, que teve similarmente como tema principal, e também um convite, o “olhar além”. 

Segundo ele, foi então esse “olhar além” de Marcelino Champagnat que o encorajou a seguir. Bem como dar início à obra que hoje impacta tantas vidas. 

“Nós temos no sangue esse carisma. Prova disso é que com todos os problemas que surgiram em decorrência da pandemia, a resposta do Instituto foi proativa e de cuidado com a vida”, salientou Ir. Ernesto.

Boas novas

A saber, durante a Assembleia, as Frentes de Missão apresentaram seus balanços financeiros. Além disso, algumas das principais conquistas do último ano.

Com efeito, a FTD Educação celebra o marco de que um terço de todos os estudantes de Ensino Médio das escolas públicas do país utilizam material didático da editora. Nas escolas do Maranhão, por exemplo, 100% das escolas com ensino médio utilizam materiais da FTD.

Ademais, na Educação Básica, três novas unidades começaram a operar em 2021 e a implementação do novo Ensino Médio foi além do que é previsto pela BNCC, ressignificando as práticas pedagógicas olhando para especificidade de cada território e características dos alunos. Na área da Saúde, o atendimento humanizado foi destaque nacional em veículos de imprensa e a grande conquista do Hospital Universitário Cajuru, que recebeu a habilitação para atuar como unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular e desempenhando um importante papel no atendimento de traumas. Durante os períodos mais complexos da pandemia, o hospital foi uma retaguarda importante de todo o sistema de saúde da capital paranaense, uma vez que absorveu atendimentos que anteriormente eram recebidos por outras unidades, que abriram leitos exclusivos para a Covid.

Já na PUCPR, a retomada das aulas 100% presenciais, assim como a atuação da Pró-Reitoria de Identidade, Missão e Vocação, vêm fortalecendo os valores Maristas entre colaboradores e estudantes. Mais de 20 mil pessoas, entre alunos e colaboradores, participaram das ações de Identidade, Missão e Vocação na Universidade.

Por fim, a Organização Religiosa também celebrou os resultados de 2021, como a formação de sete núcleos de Identidade, Missão e Vocação nas Frentes de Missão e o acompanhamento de 28 vocacionados pela equipe de Animação Vocacional. Ao longo do ano, diversas ações de solidariedade foram promovidas, dando amplo destaque na imprensa para essa forte característica dos Maristas de Champagnat. Destaca-se a ação do Dia do Marista 2021, que arrecadou, em um único dia, mais de 6 toneladas de alimentos que ajudaram a mais de 3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em seguida, confira o vídeo e fotos da Assembleia: