Entre 19 e 23 de março, em Cochabamba, na Bolívia, aconteceu a 6ª Assembleia Regional da Região América Sul. Alguns Irmãos da PMBCS marcaram presença na Assembleia. São eles: Ir. Benê Oliveira (Provincial), Ir. Ronaldo Luzzi, Ir. Anacleto Peruzzo, Ir. Vanderlei Siqueira, Ir. Miguel Ribeiro e Ir. Anacleto Peruzzo. Houve, também, a participação do José Leão da Cunha Filho, Diretor Executivo da Organização Religiosa da PMBCS. No primeiro dia, vários painéis e atividades foram realizadas, confira aqui.

Segundo dia

No segundo dia, a Assembleia realizou trabalhos nas mesas temáticas e o foco das atividades foi a ligação com as Redes Globais do Instituto Marista, na chave da Família Global. Na primeira mesa temática, o Irmão Oscar Martín, do Governo Geral, falou sobre a realidade da Promoção Vocacional no Instituto.

O Irmão Oscar informou que houve registro da diminuição do número de Irmãos entre 1990 e 2022, de 5657 para 2720, com previsão de em 2031 haver 1680 Irmãos Maristas no mundo. Em contrapartida, ele sublinhou que o Ano das Vocações motiva a todos para cuidar da vida Marista e dos Irmãos.

Algumas questões foram feitas para serem discutidas nas mesas temáticas. “Será que vivo a vida marista na felicidade e a mostro? Como ajudamos na animação das vocações e no cuidado da vida marista, especialmente jovens irmãos?

Em sequência, a terceira mesa temática foi conduzida por Pepe Jaime Rocabado, que apresentou o histórico da Rede de Leigos da Região. Ela é composta por Fraternidades e Comunidades Leigas, com cerca de 1800 pessoas.

A quarta mesa temática foi conduzida por Analía Ruggeri, que tratou do tema Solidariedade na Região, onde apresentou a estrutura da rede do Instituto e o local onde a região se encontra quanto a ações na área.

No começo da tarde, Gustavo Balbinot e o Irmão Gonzalo Santa Coloma, da Província Cruz del Sur, falaram sobre Espiritualidade e deixaram uma questão para as mesas. “Que projetos podem ser implementados em conjunto para alcançar transformações na vida marista?”

Houve também uma videochamada com o Irmão Hipólito Pérez Gómez, que apresentou sobre a Conferência Americana de Provinciais (CAP), falando sobre as suas origens, trajetória e conformação e o que permitiu dar estabilidade aos processos de busca latino-americanos nos seus contextos históricos.

Após a chamada, o Irmão Pepe Sanchez introduziu a fala sobre as Redes Globais do Instituto, principalmente a rede Pastoral e a rede de Escolas. A rede de Escolas é a Champagnat Global, que promove intercâmbio e inovação. A Rede Marista de Pastoral Juvenil é iniciativa do Governo Geral, para fomentar sinergia e interação entre os atores da pastoral juvenil no Instituto.

Fechando o dia, o Irmão Rodrigo Espinoza, Secretário Executivo da Região Marista Arco Norte, apresentou sobre a unidade administrativa, que compõe 6 províncias e 14 países.

Terceiro dia

No terceiro dia de Assembleia, os participantes foram pela manhã até Cristo de Concordia, lugar de peregrinação local com uma figura de Cristo de 44,44 metros de altura. Houve visitas também a outros pontos turísticos de Cochabamba.

Pela tarde, o primeiro módulo foi sobre Missão de Vida Consagrada numa Igreja Sinodal, conduzido pelo Padre Alejandro Marina, que convidou os presentes a serem Igreja missionária, alcançando os jovens de uma forma aberta de pensamento e de diálogo.

Em seguida, o Secretário Executivo da Região, Leonardo Soares, apresentou os projetos e resultados da Região para 2022. Leonardo também fez uma apresentação sobre a UMBRASIL e suas designações de apoio para as Províncias brasileiras. O dia terminou com um momento de oração, conduzido pela Província Marista Brasil Centro Norte.

Quarto dia

O último dia de Assembleia se iniciou com um momento de oração, conduzido pela Província Brasil Sul-Amazônia. Em seguida, houve um tempo reservado para se ler e analisar a síntese dos projetos regionais propostos para 2023, relacionados à Espiritualidade Apostólica Marista, Plano de Desenvolvimento Pessoal, Centro de Inteligência Marista (Hub), Agenda e Comunicação Partilhada, Animação Vocacional, Sustentabilidade Financeira, Solidariedade Regional, Estágios e o projeto de Intercâmbios e Experiências.

Após a leitura e análise, houve também tempo para avaliação dos projetos apresentados pelas Mesas Temáticas, que ocupou toda a manhã de atividades. Depois do almoço, os Conselhos Provinciais se reuniram para fazer um resumo e considerações sobre a proposta de Projetos da Região, que foram compartilhados com o plenário da Assembleia.

O Secretário Executivo da Região América Sul, Leonardo Soares, apresentou o Orçamento Regional 2023, com as principais despesas e financiamentos para trabalhos na região.

A Assembleia marcou o fim do mandato do Irmão Pablo González da Província Santa Maria dos Andes como Coordenador Provincial da região, passando o cargo ao Irmão José de Assis E. de Brito, da Província Brasil Centro Norte, que ocupará o cargo durante os próximos dois anos. O Irmão Pablo agradeceu a todos pela confiança nele depositada durante o seu mandato e pela oportunidade de saber mais sobre as diferentes Províncias.