Comissão Provincial apresenta resultados de seu mandato na Assembleia Provincial de JuventudesVindos de várias cidades da Província, 73 jovens envolvidos com espaços de representação participaram da Assembleia Provincial de Juventudes, realizada de 01 a 03/08, no Centro Marista Champagnat, em Curitiba (PR).

Na quinta-feira, um dos destaques foi a apresentação de três integrantes da Comissão Provincial que estavam encerrando seu mandato, sobre as principais realizações e os desafios enfrentados de 2016 a 2019. Lyandra Melgarejo Seffrin, Wendeu Corsino e Brenda Moraes responderam perguntas dos participantes e partilharam como foi a experiência pessoal deles, como representantes dos jovens. Esta foi a primeira vez que a Comissão exerceu um mandato de três anos, aprovado na Assembleia anterior.

Fala do Ir. Lucas Lopes na Assembleia Provincial de JuventudesNa sequência, Ir. Lucas José Ramos Lopes ministrou uma palestra intitulada “As possibilidades democráticas para trabalhar os conceitos de participação”, como parte da formação proporcionada pelo encontro.

Na sexta-feira, a programação incluiu: leitura e aprovação do regimento, momentos de espiritualidade e de reflexão sobre a decisão de se candidatar como representante das Juventudes, apresentação dos candidatos, votação, celebração e anúncio dos eleitos para a nova Comissão Provincial.

O sábado foi marcado pelo diálogo com pastoralistas e jovens, pelas reflexões sobre os horizontes que estão por vir, planejamento para os próximos anos e pela Celebração de Envio, para que todos possam continuar a missão em suas cidades e áreas de atuação.

Comissão Eleita na Assembleia Provincial de Juventudes 2019

Da esquerda para direita: Leonardo, Hellen Paula, Vinicius, Bianca, Bruna e Brenda

Jovens eleitos

Categoria 14 a 18 anos
Titular: Bruna Graziontin Vilela Santos | Colégio Marista de Brasília
Suplente: Manuela Olimpio Linemburger | Colégio Marista de Criciúma

Titular: Leonardo Viana de Lima | Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne
Suplente: Guilherme Rodrigues da Silva | Centro Social Marista Ir. Lourenço

Categoria 19 a 27 anos
Titular: Vinicius Chaves Santi | PUCPR Curitiba
Suplente: Vinicius Manoel Lopes | Laicato Jovem – São Paulo (SP)

Titular: Bianca Voight de Rezende | Laicato Jovem – São José (SC)
Suplente: Vitória Gonçalves de Carvalho Montes | Laicato Jovem – Londrina (PR)

Categoria geral
Titular: Hellen de Paula Bandeira Pinto
Suplente: Deivid Roger Bertoli

Brenda de Oliveira Moraes
(membro da comissão anterior que auxiliará no período de transição)

Celebração da Comissão Eleita na Assembleia Provincial de Juventudes 2019Mensagem do Provincial

Confira a mensagem do Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, a respeito deste exemplo de participação e cidadania dos jovens e da eleição da nova Comissão:

“Os jovens alegres e felizes para o exercício da Comissão Provincial das Juventudes da PMBCS são presentes de Deus e escolhidos de Maria, pois uma feliz coincidência os colocou bem diante do painel da Mãe da Misericórdia, envolvidos, embaixo do manto maternal de Nossa Senhora. Alegremo-nos!

Deus tem muito a ver com os jovens, com sua alegria, com seu anseio de transformação do mundo. O nosso dever e missão consiste em compreendê-los, aportar algo para essa importante etapa, cheia de possibilidades e criatividade, e colaborar com eles na aventura juvenil da construção da civilização do amor. 

Jovens unidos na Assembleia Provincial de Juventudes 2019Sim, cabe a nós ajudá-los a descobrir o sentido profundo de suas vidas e a encontrar a alegria do amor e da amizade com Deus; ajudá-los a serem livres das decisões que tomaram sobre eles, para eles e por eles. Nosso papel não se resume em oferecer uma opção alternativa, mas ajudar os jovens a se situar com liberdade, ante todas as possibilidades que se lhes apresentam.

Enfim, o nosso desafio consiste em ajudar os jovens a canalizarem suas melhores energias e a se abrirem aos toques da graça de Deus, dos outros, da realidade, da sua própria generosidade e da vida que palpita dos seus generosos corações”.

Grupos de trabalho na Assembleia Provincial de Juventudes 2019Depoimentos dos jovens

Sobre a experiência de participar da Comissão Provincial, Lyandra, que tem 19 anos, acredita que tem dois vieses: um pessoal e outro “profissional”, no sentido dos aprendizados da atuação e das ações desenvolvidas. “O pessoal foi transformador porque, quando a gente está num lugar, tem o olhar somente para aquilo que a gente está vendo, não pensa nas coisas que estão além. Quando eu entrei na Comissão, consegui ver o quão dentro de uma bolha eu estava. Isso me ajudou a sair dessa bolha e olhar para frente, olhar para outras pessoas”, conta.

“A Assembleia Provincial foi muito boa de sentir e de poder estar fazendo parte, porque a gente vê que as pessoas botam fé naquilo que a gente faz e fala. Então, eles falaram muito sobre o cunho político que essa reunião tem, porque esse é um espaço que muitas pessoas não conseguem alcançar nas suas realidades. E a partir do reflexo que elas dão para gente é que as mudanças começam a acontecer. (…) Acho que o que fica é o quão grandiosa a instituição é, e o quão engrenagem a gente é, mas que se não está no lugar que deveria estar, as coisas não funcionam do jeito que deveriam acontecer”, analisa Lyandra que tinha o sonho de estudar em um Colégio Marista desde que era criança em Santa Maria (RS), mas somente o realizou quando se mudou para Criciúma (SC), conheceu uma colega da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e conseguiu uma bolsa de estudos. Foi aluna Marista do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Agora, mora em Curitiba e estuda Música na PUCPR.  

Assembleia Provincial das Juventudes 2019Antonio Paulo Felice Rodrigues Leite, de 14 anos, que é aluno do Colégio Marista de Maringá (PR) desde o 4º ano do ensino fundamental e hoje está no 9º ano, também elogiou a organização da Assembleia e a oportunidade proporcionada aos jovens: “Todo mundo tomando muito cuidado em deixar tudo preparado para que nós tenhamos a melhor experiência. Todas as pessoas se mobilizando para ajudar esses alunos e criar, cada vez mais, um ambiente de discussão. Eu sei que aqui o principal objetivo é fazer com que os jovens se expressem, mas eu também percebo o quanto os adultos estão se mobilizando para fazer com que os jovens tenham a participação que eles merecem. Estou muito feliz de estar aqui e espero que eu possa fazer muito mais”.

Confira todas as fotos do evento: