Irmãos, leigos e leigas maristas estiveram reunidos entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Florianópolis (SC), para a Assembleia Provincial 2022. É sempre um momento muito esperado, pois o encontro apresenta as principais iniciativas na área de Identidade, Missão e Vocação, da Organização Religiosa e das Frentes de Missão que fazem parte da Província Marista Brasil Centro-sul (PMBCS).

Sob o lema “Reencontro e Partilha”, o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, reforçou que o encontro sempre acontece “para reacender a chama da vida, vocação, missão, fraternidade e espiritualidade marista”.  A Assembleia Provincial reuniu quase 80 pessoas entre Irmãos e leigos e reforçou as Prioridades do Triênio da PMBCS.

>>> Relembre as Prioridades do Triênio 2021-2024

Para o Ir. Dario Bortolini, a Assembleia fortalece a vida e a missão de todos os Maristas de Champagnat. “Tivemos falas importantes como a do Conselheiro-Geral, Ir. Óscar Martín Vicario, que trouxe dados importantes sobre a vocação religiosa marista e a perspectiva para os próximos dez anos. Ficamos atentos, mas também motivados já que também conhecemos todos os trabalhos realizados para formar uma cultura de vocações na nossa Província”, conta.

Além da fala do Ir. Oscar, a Assembleia contou com a palestra do Vigário Geral do Instituto Marista, Ir. Luis Carlos Gutiérrez, sobre liderança servidora e profética.

O símbolo que representa este triênio é a árvore e, como dinâmica para a participação de todos os presentes, foi pedido que cada um apresentasse ideias de como vivenciar cada Prioridade. As propostas foram escritas em post-its e ao final da atividade formou-se uma árvore com muitas folhas e ideias (ver foto ao lado) que vão inspirar os trabalhos da PMBCS até 2024.

Josmari Pauzer, leiga marista e fraterna do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), foi um encontro de vida compartilhada e muitas reflexões sobre a Missão. “Enquanto leiga marista, foi uma oportunidade riquíssima de reafirmar meu compromisso apaixonado de gerar vida marista e promover a comunhão no espaço em que estou inserida. Ficou claro para mim que ainda podemos continuar sonhando e concretizando o sonho de Champagnat”, celebrou.

 

Animação Vocacional

A prioridade do Triênio Animação Vocacional foi um ponto destacado durante a Assembleia. Os Irmãos, leigos e leigas presentes puderem conhecer como a área, que é a responsável por sensibilizar e despertar novas vocações – principalmente a vocação religiosa marista, funciona, seus projetos e como está dividida.

Depois disso, ainda participaram de uma dinâmica em grupos, onde conheceram a Jornada do Vocacionado, ou seja, o caminho passo a passo que o rapaz interessado em se tornar um Irmão Marista percorre a partir do momento que chega até a PMBCS por uma das portas de entrada (unidades maristas, indicação direta, redes sociais, formulários no site e eventos organizados pelo time de Animação Vocacional em Igrejas e em outros espaços).

“Foi um movimento muito positivo, primeiro para que todos pudessem conhecer o caminho que faz o vocacionado até entrar na casa de formação e, segundo, porque foram trazidas ideias diversas, questionamentos inspiradores e apontamentos que nos ajudarão a cuidar ainda melhor dos nossos vocacionados”, conta o coordenador de Animação Vocacional da PMBCS, Volnei Sevenhani.

Sobre a Jornada do Vocacionado, o Ir. Nathan Costa complementou dizendo que “o bonito foi perceber que há toda uma trajetória para que a vocação siga por um caminho formativo, de crescimento espiritual, vocacional e pessoal”.

 

>>> Saiba mais sobre a Animação Vocacional

“Foi um encontro marcado pela alegria, partilha, espiritualidade e esperança e que fomos convidados a “olhar além”, unirmos forças para garantir a vitalidade e perenidade de nosso Carisma. Saio muito feliz e satisfeito: feliz pela presença significativa e envolvimento de todos os presentes e satisfeito por enxergar coisas ainda mais belas para futuro de nossa Província”, disse o diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, Ir. Miguel Fernandes.

Calendário 2023

Na ocasião, também foi divulgado o Calendário Provincial 2023, com os principais eventos e atividades a serem desenvolvidas pela Província Marista Brasil Centro-Sul. Clique aqui para acessar.