Entre os dias 19 e 23 de março, em Cochabamba, na Bolívia, na Província Marista Santa María de los Andes, será realizada a sexta edição da Assembleia Regional da Região América Sul.

Como meta e projeto de promover a missão educativa e evangelizadora Marista, as ações do Instituto estão cada vez mais voltadas para a globalização e a internacionalização das ações. Nesse sentido, o encontro da Região América Sul tem o intuito de promover e desenvolver projetos de forma sinérgica entre as províncias.

A Assembleia tem como objetivos promover a ligação dos Irmãos Conselheiros das Províncias, de forma a haver mais tempo para reflexão e discussão, com trocas através da interculturalidade e internacionalidade. Assim, busca-se aprofundar o conhecimento das estruturas da Região e do Instituto, para se pensar sobre o futuro da Região América sul e sobre os projetos realizados nas frentes de missão.

No espaço da assembleia, um fórum reflexivo,  consultivo e deliberativo da Região América Sul, as províncias membros se reúnem (Províncias Cruz del Sur, Santa María de los Andes, Brasil Centro Norte, Brasil Centro-Sul e Brasil Sul-Amazônia)

Participam da assembleia, que acontece de dois em dois anos, os Provinciais e respectivos Conselhos Provinciais de cada uma das suas unidades administrativas, os quais tem direito a voto. Além disso, o Secretário Executivo e os membros do Comitê Regional participam como facilitadores; e como convidados, o Irmão Superior Geral, o Vigário Geral ou seus delegados, o Coordenador da Região Arco Norte ou o seu representante, e outros membros aprovados pelo Conselho Regional.

As atividades do evento terão início no domingo, 19 de março, com celebrações do inicio do ano do Noviciado Regional Marista de Cochabamba. Nos dias seguintes, serão discutidos temas como animação vocacional, leigos Maristas, solidariedade regional, visitas a locais de Cochabamba e avaliação de projetos e resultados da Região América Sul.

No último dia, haverá uma avaliação geral de todos os projetos e do orçamento regional para 2023. Com foco no trabalho em rede e colaboração entre as Províncias para o desenvolvimento da Região América Sul.