Entre os dias 25 e 27 de junho, a equipe de Animação Vocacional (AV) da PMBCS reuniu-se em Curitiba para o seu encontro anual de planejamento. Com o tema ‘Para onde, AV?’, estiveram presentes Irmãos, Leigas e Leigos Maristas. Na pauta: a atuação da AV nesse novo triênio que está prestes a começar. Foram dias de diálogo, formação, reflexão e construção coletiva.

planejamento avPrimeiro dia (25/06)

O encontro iniciou na terça-feira com celebração eucarística, na qual foram oferecidos ao manto da Mãe da Misericórdia todos os esforços dessa equipe. Na sequência, o Diretor Executivo José Leão abordou o aspecto educador de Maria, da mulher que educou e foi educada por Jesus. O final da manhã esteve sob a responsabilidade de Ir. Miguel Ribeiro, Diretor DIMV, conectando esse saber com as escutas pré-capitulares realizadas nas comunidades religiosas e de como as vozes dos Irmãos podem inspirar os próximos passos na Província. À tarde, os especialistas da PUCPR Laura Ferraz e Ricardo Pereira dinamizaram a temática ‘essas tais juventudes’, com dados concretos e atualizados sobre as juventudes brasileiras. Foi um momento propício para que os participantes desmistificassem uma idealização de jovens distantes da realidade. Finalizando o dia, o coordenador AV Diogo Galline apresentou o diagnóstico inicial que foi preenchido previamente pela equipe, evidenciando os pontos de ajustes e melhorias no atual plano de ação.

Segundo dia (26/06)

Dedicado exclusivamente para o planejamento do triênio que está por vir, com o auxílio de Fernanda Arruda (colaboradora Marista Brasil). Por meio de metodologias ágeis, a facilitadora pode trabalhar diversos aspectos da AV, tais como visão, missão, resultados críticos, análises internas e sugestões de reestruturação. Foi uma quarta-feira extensa e repleta de esforço, os quais não se esgotaram nesse dia. Contudo, à noite, a equipe fez questão de celebrar todo o trabalho em um jantar festivo na comunidade Marista Paranaense, com a contribuição do Ir. João Batista Pereira na churrasqueira.

planejamento avTerceiro dia (27/06)

O especialista da OR, Rodrigo de Melo, esteve presente na parte da manhã para atualizar os participantes sobre a gestão de dados e seus respectivos sistemas. Enfatizou-se a importância de a equipe não somente ter acesso a essas informações, como atuar de maneira prática nesse espaço digital. Depois, a equipe pôde se reunir por regionais, a fim de avaliar o primeiro semestre e prever as próximas atividades. Pela tarde, houve um giro pelas áreas da OR com diálogo sobre Desenvolvimento Humano institucional, com Vanessa Wilczek; e uma conversa franca sobre Intranet, Farol 1817 e @irmaomarista com todo o time de Comunicação Institucional. Encerrou-se o encontro com a celebração da festa junina da OR.

Encaminhamentos

Com todos os insumos gerados, a equipe central irá realizar a síntese e fazer os devidos encaminhamentos com o novo Irmão Provincial e seu Conselho, a ser eleito no próximo Capítulo (julho). Para o Diretor IMV Ir. Miguel Ribeiro, “foi muito importante reunir a equipe e conversar sobre animação vocacional antes do Capítulo Provincial. Pelo que escutamos, é bem provável que AV continue sendo uma das prioridades da Província, e essa equipe é importante para articular a pauta nos muitos lugares em que estão”. Já o animador vocacional Francisco Serrano, da Regional Norte, “Foram três dias em que alimentamos o diálogo e a amizade fraterna e pudemos refletir sobre os desafios e horizontes da nossa missão. Este encontro deixa-me com o sentimento que nosso grupo de trabalho está unido pela sede de amor e pela capacidade de amar e sonhar com novos horizontes”.