No dia 29 de maio de 1955, num domingo de Pentecostes, Marcelino Champagnat foi beatificado, até então, venerável​ servo de Deus, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Numa celebração presidida pelo cardeal Tedeschini, em nome do Papa Pio XII, ocorreu a beatificação.

O Irmão Leônidas era o Superior Geral no ano de 1955 e esteve presente no Vaticano. Da celebração participaram cerca de 600 Irmãos Maristas, das 23 Províncias do Instituto, presentes em 54 países.
Também estavam presentes as duas pessoas agraciadas com os milagres pela intercessão do bem-aventurado Marcelino Champagnat: a sra. Georgine W. Grondin, dos EUA, curada de câncer de pâncreas e fígado, e o sr. Jean-Antoine Ranaivo, ex-aluno marista de Madagascar, curado de meningite aguda.

À tarde daquele mesmo dia, o Papa Pio XII desceu à Basílica de São Pedro para venerar o novo bem-aventurado, sendo presenteado com a sua biografia e um relicário de prata, contendo um dente de Champagnat (readquirido pelo Instituto, podendo ser visto na capela da comunidade da Casa Geral, em Roma). Transcorridos 44 anos dessa cerimônia, em 18 de abril de 1999,​ o Papa João Paulo II proclamou a sua canonização​. São Marcelino Champagnat, rogai por nós!