A fraternidade Maria Mãe Pastora, de Nova Andradina, MS esteve em festa no último dia 20 de abril, para comemorar seus 25 anos de um lindo trabalho junto àquela comunidade. O Irmão Alison Furlan, assessor do MChFM, e o Irmão Lauro Daros, que no momento acompanha as fraternidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estiveram presentes representando todo o MChFM. 

Mesmo após o fim das atividades dos Irmãos no município, a fraternidade perdurou e segue com suas atividades até hoje, celebrando com riqueza o jubileu de prata.  

Segue discurso do Irmão Alison, realizado na Celebração dos 25 anos junto à Comunidade Redentorista de Nova Andradina: 

AGRADECIMENTO À FRATERNIDADE MÃE PASTORA 

Quero saudar na pessoa do padre Mateus toda a comunidade redentorista. Na nossa coordenadora, Fátima saudar aos nossos amados fraternos. Na pessoa do meu coirmão Lauro – assessor desta querida fraternidade – saudar os nossos Leigos aqui presentes e nesses todos os demais que estão compondo essa assembleia. 

O momento que hoje celebramos, ele transpõe um evento temporal, ele é um momento pneumatológico, ou seja, do Espírito Santo, do tempo de Deus. 

Falamos de Espírito Santo, pois queremos falar de carisma e adesão a um carisma e isso chama-se vocação. Na década de 1960, os Maristas escolheram este chão para dar vida e missão ao carisma de Champagnat. Plantaram muitas sementes no coração da sociedade de Nova Andradina, sobretudo no coração das crianças e jovens, que na época, se encantaram e começaram a se sentir vocacionados Maristas. 

Alguns desses jovens aceitaram e abraçaram a vocação de serem maristas e muitos desses perseveraram até hoje e estão aqui diante dos nossos olhos, materializados no Movimento Champagnat da Família Marista, que hoje celebra 25 anos de fraternidade e sororidade na fraternidade Mãe Pastora. 

Na década de 1990, os Irmãos Maristas deixaram de residir nesta cidade, mas os maristas jamais saíram daqui. Inclusive se fortaleceram, se estruturaram e continuaram sua missão como pedia e sonhava o Padre Champagnat: na simplicidade, humildade e modéstia. 

Aqui um belo exemplo de carisma que se torna vocação e com muito orgulho dizer a quem quiser ouvir: eis os Maristas e Champagnat! O Movimento Champagnat da Família Marista tem a ver com Espírito Santo, com Igreja e por isso leva o nome de MOVIMENTO. É adjetivado por CHAMPAGNAT que nos qualifica e nos inspira. E é FAMÍLIA MARISTA, ou seja, todos os que sentem o coração arder pelo carisma Marista, em todas as expressões sociais e eclesiais se unem em torno as mesmas mesas da Palavra e Partilha para se fortalecer, colocar as experiências vividas, rezar, chorar, alinhar caminhos, aproximar laços, e celebrar a vida em vocação. 

 Como chegamos aos 25 anos, ao Jubileu de Prata da Fraternidade Mãe Pastora? O que queremos para os próximos Jubileus? Respostas prontas não temos! 

Disse o Papa Francisco e nos recordou na Circular Lares de Luz o nosso Superior Geral Irmão Ernesto Sanchez que: “é preciso olhar o passado com gratidão. Viver o presente com paixão e comprometimento. Abraçar o futuro com esperança e otimismo. 

E é assim que chegamos. Temos um grupo de pessoas cheias de vitalidade e animadas, que como Província Marista e como Igreja podemos contar para as mais inúmeras facetas do cristianismo. Temos também uma bela história cheia de pessoas especiais e que por diversas razões não estão mais aqui (instante de silêncio), temos crianças e jovens que nasceram neste carinho e apoio que é a fraternidade Marista. Temos uma missão enorme a ser sempre realizada. 

Queremos continuar por muitos anos, queremos mais pessoas conosco e aqui nosso convite que se estende a todos. Deixemo-nos tocar pelo Espírito, nos toquemos vocacionalmente pelo carisma Marista e nos agreguemos a esta magnífica fraternidade. Confiemos, pois o Espírito tem seus planos. Existiremos aqui até quando formos necessários. Confiemos pois já chegamos até aqui. E que caminho! E que chegada! 

Em nome da Província Marista do Brasil Centro-Sul, do Movimento Champagnat da Família Marista, aqui trago a saudação da Josmari nossa coordenadora provincial, agradeço imensamente a vida de vocês frutificada aqui. Muito obrigado/ gratidão! 

À comunidade Redentorista que nos acolhe, pedimos que como irmãos religiosos que somos, acolham e ajudem a cuidar deste povo amado e contem com eles para o que precisar. 

À sociedade de Nova Andradina também agradecemos por nos ajudar e por ajudar a eles a serem “sal e fermento” na massa. Os apoiem e os encorajem. 

Enfim, é festa! Nos alegremos e festejemos. 

Que a Boa Mãe os persevere e que Champagnat os guiem pelo caminho da fé ao Cristo para construir o Reino de Deus. 

Parabéns, fraternos da Fraternidade Maria Mãe Pastora. Parabéns, Maristas de Champagnat. 

Irmão Alison Furlan Assessor do MCHFM