“A unidade fundamental do Movimento Champagnat é a fraternidade. A fraternidade é uma pequena comunidade, cujos membros se reúnem com regularidade, compartilham fé e vida num ambiente de família, cultivando a vocação marista e crescendo em experiência de Deus e compromisso com o mundo”. (Projeto de vida em fraternidade, 2017).

O que entendemos por comunidade?

Entre vários conceitos de comunidade, o Irmão Clemente Ivo Juliatto apresenta, em seu livro Parceiros Educadores, de 2007, o pensamento de Watkins, que diz: “comunidade é um conjunto de pessoas, em que cada membro é um participante ativo, em que foi desenvolvido um sentido de pertença, onde a colaboração entre os membros é frequente e a diversidade dos membros é respeitada”.

Irmão Clemente enfatiza que “essas pessoas estão unidas por um conjunto de ideias e ideais e acabam desenvolvendo uma forte ligação entre si. De uma coleção inicial de “eus”, elas acabam transformando-se num coletivo de “nós”. Dessa forma, os participantes constituem uma bem integrada teia de relacionamentos significativos. Inicialmente, os membros começam por dividir um espaço comum e, com o tempo, passam também a dividir sentimentos comuns e a construir tradições que se sustentam”.

“Uma verdadeira comunidade torna-se um grupo de pessoas comprometidas consigo mesmas, umas com as outras e com o bem-estar e crescimento do grupo”.

“Quando recebo atas e fotos dos encontros mensais das fraternidades do Movimento Champagnat da família Marista, ou quando escuto relatos de como leigos e leigas maristas estão pensando e vivendo a missão cotidianamente, confirmo exatamente todos os conceitos e afirmações sobre comunidade apresentados pelo Irmão Clemente em suas obras.

Os encontros nas fraternidades expressam e constroem nossa identidade como membros do Movimento. É por isso que sentimos a necessidade de cuidar deles com carinho e dedicação. São momentos ricos de oração, partilha de vida, temas formativos, celebrações e projetos diversificados”. (Josmari Pauzer).