Já começaram os preparativos para o 3º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista. O encontro acontecerá de 26 a 29 de janeiro de 2023, no Colégio São José da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

O Congresso existe para reconhecer e fortalecer a caminhada da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Brasil Marista, da Região América Sul e do Instituto Marista. É uma oportunidade de vivenciar a mística e compartilhar ideias que contribuem na formação de adolescentes e jovens. Além disso, o evento celebra a atuação da PJM no que se refere à evangelização de adolescentes.

Lançamento do Congresso

O lançamento da contagem regressiva para o evento já tem data marcada. Dia 1º de setembro, às 16h, no canal do Youtube da UMBRASIL. Assim, os jovens e os apoiadores da PJM terão a oportunidade de relembrar as edições anteriores do Congresso e projetar o que o Brasil Marista está preparando para 2023. 

Embora ainda faltem alguns meses para o evento principal, esta live de lançamento é importante para a apresentação do tema que conduzirá as atividades até janeiro. A saber, a PMBCS contribuirá com a transmissão, com a participação de representantes do Colégio Santa Maria.

O que vai “ecoar” durante o Congresso

Sem dúvida, o reencontro presencial dos jovens Maristas é muito aguardado. O Congresso reunirá 300 participantes do Brasil Marista, pastoralistas, voluntários e convidados do Instituto Marista, Região América Sul, Arco-Norte, Instituições Eclesiais Locais/Nacional e Sociedade Civil Brasileira.

Diogo Luiz Santana Galline, especialista em Juventudes da PMBCS, explica a importância desse momento. Bem como o conceito que norteia a composição da programação. 

“O Congresso da PJM será uma excelente oportunidade de tornar real o apelo Marista de ‘Família Carismática Global’. Serão jovens de todo o país, de diferentes características e vindos de diversos lugares. Porém todos unidos pela mesma causa: fazerem parte da Pastoral Juvenil Marista. Essa terceira edição promete ser especial: trata-se do primeiro encontro nacional da PJM pós-pandemia. Imagino que os adolescentes e jovens estejam muito ansiosos para a presencialidade. De tema ‘Ecoar’, a programação está sendo pensada de forma a possibilitar aos participantes o – literal – ecoar sobre muitos temas necessários ao momento, tais como coexistência, sustentabilidade, protagonismo juvenil e outros. Ao mesmo tempo, o Congresso quer ser um espaço celebrativo no qual as juventudes Maristas possam se expressar tais quais se apresentam ao mundo”, destaca Diogo. 

Reencontro com espírito de família

“As expectativas para o III CNPJM são altas, principalmente pelo fato de reunir novamente tantos jovens, depois de tanto tempo impossibilitados diante do cenário que nos assolava. O que se espera é a reconexão da juventude de modo mais próximo, a fim de partilharmos, dialogarmos, e vivenciarmos em sintonia o encontro, para então ecoarmos as opiniões, pensamentos e anseios dos jovens maristas hoje. Acredito que será realmente especial e essencial esse III Congresso, para reunirmos com a mesma animação dos congressos passados, para sentarmos lado a lado como família marista e debatermos a respeito dos temas que permeiam a identidade do jovem marista de hoje”, destaca Brenda Moraes, jovem da PJM de Cascavel (PR).

Ecos da PJM

17 anos, as unidades maristas reúnem grupos de jovens interessados em vivenciar a espiritualidade de forma mais aprofundada. Dessa forma, a PJM é um espaço em que as juventudes maristas exercem o protagonismo. No qual experienciam a formação de lideranças, por meio da socialização, da construção da consciência crítica e da solidariedade.

Serviço

Live de lançamento do 3º Congresso Nacional da PJM
Data: 1º de setembro.
Horário: das 16h às 17h.
Local: canal da UMBRASIL no Youtube (ative o lembrete para receber a notificação).