Quem nunca leu ou ouviu uma frase que ficou ecoando na mente pelo resto do dia? Às vezes ela vem no meio de um capítulo de livro. Outras vezes vem como verso de uma música, uma fala em um filme, uma citação em um curso ou até mesmo no meio de uma conversa. E, assim, despretensiosamente, desperta um sentimento, uma reflexão, uma atitude. 

Com o intuito de resgatar frases inspiradoras do fundador da obra Marista e criar oportunidades para reflexões nesse sentido, a PMBCS elaborou uma Caixinha de Pensamentos de São Marcelino Champagnat.

Em síntese, a ideia é que a pessoa que tiver acesso ao material possa sortear uma mensagem e pensar sobre como aquilo se aplica em sua vida nesse momento. Bem como em sua missão de dar continuidade ao sonho de Marcelino.

A saber, o conteúdo dos cartões que compõem a caixa resulta de uma seleção de trechos de diversas cartas escritas por São Marcelino, do Testamento Espiritual do Pe. Champagnat e obras biográficas. 

Caixinha de pensamentosSugestões para uso da caixinha

O especialista em Identidade, Missão e Vocação, Bruno Socher, traz algumas sugestões para o uso da caixa. Por exemplo: escolher uma mensagem para ler ao início de uma reunião de gestão e dialogar a respeito; lideranças compartilharem uma das frases junto com uma fala de inspiração para seus colegas (seja pessoalmente, em algum quadro de avisos no setor, tirando foto e mandando por Whatsapp ou postando na rede social). Ele também deixa uma ideia de desafio: “buscar de que local vem essa frase, de que contexto”.

De acordo com Diogo Galline, coordenador da Diretoria de Identidade Missão e Vocação (DIMV) da PMBCS, infinitas são as possibilidades: “Muitas são as maneiras de os pensamentos de Champagnat serem utilizados nas Unidades Maristas. Nas escolas, os professores podem iniciar suas aulas pedindo a um dos estudantes retirar aleatoriamente um dos pensamentos, lendo-o em voz alta para toda a turma e ela servindo de inspiração para o restante do dia. Em reuniões de trabalho, existe a possibilidade de se organizar os colaboradores em pequenos grupos e cada um deles trabalhar alguns dos pensamentos do fundador, relacionando-os com a prática educativa. Com relação à PJM, há material mais que suficiente para se preparar uma boa formação aos coordenadores, utilizando-se não somente as frases, senão as cartas e a biografia que servem de referência. Já nos grupos de PJM, que maravilhoso seria se cada participante tivesse acesso a uma frase e, na sequência, pudesse expressar de alguma forma o que aquela mensagem representa em sua vida. Por ser simples e rápido, esse tipo de material cabe praticamente com qualquer grupo, pois gera diferentes linhas de reflexão”.

Para Josmari Pauzer, coordenadora do Movimento Champagnat da Família Marista, a caixa pode ser muito aproveitada nas reuniões do grupo e nos momentos de espiritualidade realizados na sede administrativa da Província. 

Volnei Sevenhani, coordenador da Animação Vocacional da PMBCS, propõe a leitura ao acordar: “Retirar uma frase que oriente ou incentive o seu dia. Se gostar da frase e for útil para você, compartilhe nas redes sociais”. 

Entre os Irmãos, o Ir. Anacleto Peruzzo sugere a utilização das frases antes de encontros comunitários, antes das refeições e também em momentos individuais “Os Irmãos poderiam ter um exemplar na cabeceira da cama, para ler antes de deitar”, complementa.

Para além da mensagem recebida, João Fedel – que também é especialista em Identidade, Missão e Vocação – deixa uma provocação: “Pensar em algum tipo de feedback. Por exemplo, um vídeo ou áudio ou texto respondendo a Champagnat”. Ele recomenda, ainda, a inclusão da dinâmica com a caixa nas estratégias de imersão do programa de formação e vivência Marista.

De acordo com o diretor do Memorial Marista, Dyogenes Philippsen Araujo, outra ideia é que as caixinhas possam estar disponíveis nas salas de professores de cada Escola, além da reitoria e Diretoria de Identidade. “Uma motivação poderia ser uma frase por semana, em destaque no mural. Toda segunda-feira alguém escolhe aleatoriamente uma frase”, sugere.

 

Caixinha de Pensamentos ChampagnatAção comemorativa

A saber, a iniciativa faz parte das comemorações da PMBCS para o Dia de Champagnat de 2023. No dia 6 de junho, Irmãos Maristas, colaboradores e representantes das áreas de Comunicação e Marketing do Grupo Marista, das Frentes de Missão e do Brasil Marista receberão a caixa. 

Sem dúvida, essa é uma maneira de tornar os ensinamentos de nosso fundador ainda mais presentes no dia a dia dos Maristas de Champagnat.