“A Amazônia precisa de você” é o nome da iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), com apoio da CNBB, CRB e da Província Marista Brasil Centro-Sul. 

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM Brasil) lançaram a Campanha A AMAZÔNIA PRECISA DE VOCÊ, com o objetivo de socorrer as necessidades dos povos amazônicos. Esta iniciativa é fruto da Campanha Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É tempo de cuidar” que despertou inúmeras ações neste tempo de pandemia.

Muitas organizações estão acompanhando diariamente a situação das populações afetadas pela pandemia da COVID-19 e, atentas às principais demandas de emergências. De acordo com as escutas realizadas pela equipe da REPAM Brasil, as principais demandas se concentram no acesso a alimentação, produtos de limpeza e higiene, equipamentos de proteção (máscaras, álcool em gel e outros) e na garantia de transporte desses itens para as comunidades mais afastadas das cidades.

A campanha também solicita a toda a Vida Consagrada do Brasil e as pessoas de boa vontade a uma ação urgente e unificada que se materialize no gesto solidário de ajuda com profissionais da área da saúde (médicos/as, enfermeiros/as) que se disponham a fazer presença, na qualidade de voluntários/as, nos lugares desprovidos de atenção sanitária. Para inscrição de voluntários/as da área da saúde, entrar em contato com a CRB Nacional: [email protected] / (31) 9385-4291.

As Igrejas na Amazônia, como certamente em todo o mundo, são um dos espaços mais procurados pelas famílias em situação de vulnerabilidades diante da pandemia. O compromisso de cristãos e cristãs no cuidado com as vidas ameaçadas é uma das marcas desse tempo, mas diante dos limites de recursos financeiros e humanos, as comunidades também encontram desafios para organizar a ajuda emergencial diante da grande procura.

A Amazônia clama

O compromisso com o sofrimento de nossos irmãos e irmãs pode antecipar um milagre, fazer que despertem mais redes de solidariedade com uma cooperação significativa em favor da vida ameaçada.

Conscientes do nosso dever com os valores cristãos, com a dignidade humana e a sensibilidade diante dos cenários de fome e outras necessidades, solicitamos o apoio para a Campanha: “A Amazônia Precisa de Você!”

Amazônia-precisa-de-você

Com a iniciativa espera-se mobilizar a solidariedade de pessoas, instituições e empresas com a doação de recursos financeiros que serão administrados pelas POM e REPAM Brasil, a partir dos planos de emergências apresentados pelos bispos e lideranças de cada regional da CNBB e da CRB na Amazônia legal brasileira.

A campanha “A Amazônia precisa de você” tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, da Cáritas Brasileira e da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB.

>> Confira a carta na íntegra aqui.