“Fraternidade e Educação”. Este é o tema da Campanha da Fraternidade 2022, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou na Quarta-feira de Cinzas, 2 de março. Sem dúvida, um assunto que tem tudo a ver com a missão marista, educacional e evangelizadora.

A CF 2022 tem como objetivo promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã. Bem como propor caminhos em favor do humanismo integral e solidário. 

Neste ano, a iniciativa tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (conforme Provérbios 31, 26). Por isso, principalmente no período quaresmal, somos chamados a ver além. A compreender a educação como um direito, mas também como um ato de amor que pode tornar o mundo mais fraterno, inclusivo e solidário. Que pode construir pontes, enriquecer o diálogo e desenvolver melhorias.

Essa é a terceira vez que a CNBB escolhe o tema da Educação para aprofundar durante a campanha. Agora, a reflexão é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, promovido pelo Papa Francisco.

Campanha da Fraternidade 2022

Uma página especial para você conhecer a CF 2022

Com o intuito de participar ativamente e ajudar a multiplicar as ações, a União Marista do Brasil (Umbrasil) e a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) criaram uma página especial para a Campanha da Fraternidade. Um espaço para quem quer refletir sobre o papel da Educação e descobrir maneiras de colaborar. Conteúdo gratuito e acessível a um clique.

Livro virtual para aproximar Fraternidade e Educação

Para demonstrar como os conceitos do texto-base da campanha podem se transformar em ações nos ambientes de aprendizagem, a PMBCS organizou um livro virtual. Ele leva o seguinte título: Campanha da Fraternidade na sala de aula – Guia prático para inserir a CF 2022 nas ações de toda a comunidade escolar. Uma leitura repleta de dicas para educadores e interessados no assunto.

Curso online sobre a Campanha da Fraternidade

Outra maneira de conhecer melhor o que a Igreja propõe é o curso online intitulado Campanha da Fraternidade 2022. A formação é resultado de uma parceria entre a área de Identidade, Missão e Vocação (IMV) da PMBCS, a Casa L’Hermitage e a equipe do portal Farol 1817. 

As aulas visam estimular projetos pedagógicos-pastorais para que crianças, adolescentes e jovens se sintam parte da transformação que queremos ver no mundo. Os professores são Laura Ferraz e Matheus Alves, integrantes da área de Identidade, Missão e Vocação da Educação Básica do Grupo Marista.

A modalidade do curso permite, ainda, que cada pessoa faça a formação no seu tempo, de acordo com sua realidade.

Materiais complementares

Além disso, a página disponibiliza vários materiais editáveis, como posts para redes sociais, avatar para utilizar em seu perfil, apresentação em PowerPoint, papel timbrado, entre outros arquivos complementares. Tudo isso com a finalidade de facilitar a divulgação da campanha nas comunidades. Assim como de fornecer pontos de partida para encontros e discussões.

>>> Acesse a página especial dos Maristas de Champagnat para a CF 2022.

Mensagem do Papa Francisco

Finalmente, para marcar o início da Quaresma e incentivar os brasileiros a participarem da CF 2022, o Papa Francisco enviou uma mensagem:

“(…) que o itinerário quaresmal, iluminado pela reflexão proposta, seja ocasião de verdadeira conversão e que as sementes lançadas ao longo deste caminho encontrem nos corações dos fiéis a boa terra onde possam frutificar em ações concretas a favor de uma educação integral e de qualidade”.

>>> Clique aqui para ler a mensagem do Papa Francisco na íntegra.