Quando a época das celebrações natalinas se aproxima, vivenciamos mais uma vez a experiência de deixar a revelação de Deus renascer em nossa história. Um renascimento repleto de sentido e esperança. Com o intuito de inspirar o período de preparação para a grande festa do dia 25 de dezembro, nossa campanha de Natal em 2022 chama a atenção para um versículo bíblico do Evangelho do Lucas:

“E paz na terra aos seus” (Lc 2,14).

Ou seja, é uma passagem que nos ajuda a recordar de quando os anjos anunciaram o nascimento de Jesus aos pastores, desejando paz à humanidade, como um dos primeiros frutos do Natal.

Um ícone que convida o olhar

A campanha traz como elemento visual principal um ícone confeccionado pelo monge beneditino Dom Ruberval Monteiro. Em síntese, uma obra que apresenta Maria sentada com o Menino Jesus ao colo. No entanto, no sentido mais amplo, é uma imagem que traz consigo uma série de referências que ajudam a compor a mensagem de nossa campanha natalina.

A saber, no cristianismo, o ícone se coloca a nós como um convite à contemplação. Por isso, dizemos que não é apenas uma pintura, mas uma espécie de “escola do olhar”. Contemplar um ícone é perceber – nos tons, posturas e símbolos – uma abertura ao transcendente. Dessa forma, em termos muito simples, para além de uma bela pintura, o ícone é uma “presença”. 

Significados da identidade visual da campanha 

Em primeiro lugar, as artes da campanha nos remetem a um dos títulos da Boa Mãe: “Sede da Sabedoria”. Aquela que soube confiar nos caminhos de Deus, sempre com ternura e amor ao próximo. E ser apoio para Jesus, em todas as suas idades.

Em seguida, podemos observar que a representação do Menino inclui uma pomba em sua mão direita. Bem como um ramo de oliveira na mão esquerda. O que faz um paralelo com a passagem bíblica do dilúvio.

“Noé soltou uma pomba e eis que pela tarde ela voltou, trazendo no bico uma folha verde de oliveira. Assim Noé compreendeu que as águas tinham baixado sobre a terra” (Gn 8,11). 

Jesus, portanto, é aquele que nos resgata dos dilúvios da vida e nos oferece sua paz. Pois “Ele é a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava, abolindo na própria carne a Lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz, e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade. Veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto; porquanto é por ele que ambos temos acesso junto ao Pai num mesmo espírito” (Ef 2,11-18). 

Nossa mensagem de paz 

Num mundo, infelizmente, permeado por guerras e conflitos, polarizado e violento, falar de paz não se trata de um apêndice na missão educativa. Sem dúvida, é um imperativo. Sobretudo para nós, que mantemos vivo o carisma Marista.

Missa - Campanha de Natal 2022

Por isso, neste ano de 2022, nosso maior desejo de Natal é que o propósito de tornar Jesus Cristo conhecido e amado seja uma missão pacificadora. Que nos torne, à semelhança de Maria, sede da sabedoria pacífica. 

Missa em preparação ao Natal

Para nos reunirmos nessas intenções, teremos uma Celebração Eucarística no dia 6 de dezembro, às 8h30, na Paróquia Jesus Mestre, localizada no Câmpus Curitiba da PUCPR. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Universidade no Youtube.

 

>>> Leia também: Natal em Família – Como educar os pequenos sobre o significado do Natal