A Província Marista Brasil Centro-Sul, fortemente inspirada em provocações do Instituto Marista e da própria Santa Sé, convida todas as suas Frentes de Missão a esperançar e agir para a construção de um mundo que vive o auge de seus desafios migratórios ao mesmo tempo que atravessa inúmeras guerras, conflitos geopolíticos e até mesmo cenários de genocídios que, praticamente, exterminam populações inteiras.
O tema e o lema da Campanha estão intimamente conectados ao Jubileu do Ano Santo de 2025, que começa com a simbólica abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro no dia 24 de Dezembro deste ano e se estende ao longo de 2025, com inúmeras celebrações desde Roma, em comunhão com a Igreja do mundo inteiro. Neste ano, o tema do Jubileu é “Peregrinos da Esperança”. A Campanha de Natal da Província também quer promover que, ao invés de uma “espera” inativa, a sociedade se torne uma peregrina agente da mudança e da transformação, mesmo diante de cenários de adversidades, necropolítica e de fortes pressões de uma geopolítica da morte e da guerra.
Uma Campanha profética, multifacetada e sensível à realidade em que vivemos
Provocados pela formação de verdadeiras lideranças proféticas e servidoras, os Irmãos Maristas de Champagnat endossam a Campanha de Natal que impacta ao expor o mundo em que vivemos – representado pelo vazio, pelos escombros, pela destruição e queimada da vida vegetal – e a não perdermos de vista o mundo que queremos – representado pela luz no horizonte, pela presença de Cristo que insiste em nascer mesmo em contextos tortuosos e também visível no gestão de compaixão da Sagrada família que interage com uma adolescente e de uma criança vítimas da guerra, estendendo-lhes a mão e partilhando do mesmo sofrimento. A Missão Educativa Marista também perpassa por nos informarmos e buscarmos maneiras espirituais e concretas de nos unirmos aos nossos irmãos e irmãs que estão em situação de vulnerabilidades.
O mais recente Relatório Mundial sobre Migração 2024 (disponível em inglês), da OIM – Organização Internacional das Migrações, aponta para uma crise global de deslocamento, atingindo os maiores níveis de todos os tempos: são 117 milhões de pessoas nessa situação.
Uma campanha construída a muitas mãos: diversidade de percepções, unidade nas decisões
Toda a Diretoria de Identidade Missão e Vocação da Organização Religiosa da Província Marista Brasil Centro-Sul, bem como parte do Conselho Provincial e parte da equipe de comunicação foi engajada em processos de ideação, construção e decisões estratégicas em relação à Campanha. Especialistas e Analistas nas áreas de Animação Vocacional, Juventudes, Laicato, Espiritualidade, Imersão, Solidariedade & Voluntariado em diálogo com equipe de Comunicação Institucional protagonizaram, na prática, o espírito de família, por meio de debates, reflexões, escolhas de lema e levantamento de insights importantes para a construção do briefing que foi enviado ao artista, se dedicando a dialogar sobre cada detalhe da Campanha, a partir de uma análise conjuntural vivenciada pela sociedade, à luz das diretrizes da Igreja e do jeito Marista de agir no mundo.
O artista
A ilustração foi produzida pelo artista sacro Antonio Batista, que possui inúmeras obras espalhadas por Igrejas e Santuários de diversas regiões do Brasil. Ele obteve ainda mais reconhecimento e projeção nacional, tendo a sua obra escolhida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para ilustrar o cartaz da Campanha da Fraternidade de 2022, cujo tema foi “Fraternidade e Educação”. Atualmente, compartilha diversos de seus trabalhos e cotidiano de produção artística em seu Instagram dedicado à evangelização por meio de sua espiritualidade, amor ao trabalho e divulgação da sua atuação autoral.
Disseminação em diferentes mídias e canais
A Campanha é composta por um enxoval de peças que ajudem a mensagem ser espalhada em diferentes mídias, sejam elas impressas ou digitais. Conheça algumas peças a seguir: