Em 2022, a campanha de Páscoa da PMBCS traz como lema “A paz esteja contigo”, com base no Evangelho de João (20, 24-29). Isto é, na passagem bíblica que descreve o encontro de Jesus com os apóstolos após a ressurreição. Assim como a incredulidade de Tomé, em virtude de não estar presente na primeira aparição de Cristo para o grupo.

Certamente, esse é um mais um exemplo da maneira de ensinar do Ressuscitado, repleta de compaixão e respeito às diferenças e dificuldades de cada indivíduo. Com o intuito de abençoá-los com o Espírito Santo e encorajá-los diante de seus medos, Jesus fez questão de que todos os apóstolos tivessem a oportunidade de reencontrá-lo. E, sobretudo, de confiarem na eternidade de Sua existência e de Seu amor. 

Nesse sentido, vale pontuar também que Tomé recebeu uma segunda chance. Pois, mais importante do que um momento de dúvida é a transformação impulsionada pela atitude de confiar. 

Arte da campanha de Páscoa

A identidade visual da campanha de Páscoa 2022 está fundamentada no ícone “Tomé e o Ressuscitado”. Um presente de Dom Ruberval Monteiro, monge beneditino, para nossa Província.

A saber, um ícone não é apenas uma pintura, mas sim uma espécie de escola do olhar. Obra que carrega consigo uma riqueza de sinais e uma escritura simbólica que evoca a conexão de Deus com o ser humano. “(…) o visível e o invisível; o tempo e o eterno; o criado e o incriado; a forma e o sem-forma; o homem e Deus”, conforme explica o teólogo Jean-Yves Leloup. 

Significados despertados pela obra

A obra que ilustra a campanha retrata dois personagens: o Ressuscitado e o discípulo Tomé. Nesse sentido, Tomé simboliza o espírito científico, sempre buscando provas concretas. Inclusive, uma tradição antiga indica Tomé como padroeiro dos cientistas. Por outro lado, o Ressuscitado é o convite para a abertura ao mistério, ao transcendente, ao divino. Dessa forma, esse encontro sintetiza a finalidade da educação católica: buscar o conhecimento e, ao mesmo tempo, abrir-se ao mistério de Deus.

Além disso, é interessante notar que, na representação que ilustra a campanha, o Ressuscitado não está saindo de um túmulo ou aparecendo em nuvens. Ele está numa sarça incandescente, uma planta ardente, numa clara referência a Êxodo 3. Ou seja, Jesus é a revelação de Deus, é Ele quem revela o nome de Deus.

>>> Em preparação para a Páscoa, ouça reflexões sobre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2022.

Você precisa ver para crer?

Da atitude de Tomé vem a famosa expressão “ver para crer”. E, mesmo sabendo do desfecho dessa história e que Deus nunca nos abandona, quantas vezes nós também não duvidamos e exigimos provas? Quantas vezes colocamos condições antes de confiar? 

Por isso, a campanha de Páscoa deste ano trata do renascimento da confiança em Deus, bem como em Seu Filho. Da aceitação do mistério como uma força. Do amadurecimento da fé. 

Afinal, em sua infinita sabedoria, Cristo não impõe sua presença de maneira específica e concreta. Não exige ser visto como um único corpo ou imagem. Pelo contrário, a compreensão do mistério da Ressurreição nos ajuda a assimilar o simbolismo de sua presença. Plural, atemporal e não figurativa. Dentro de nós e do outro. Tanto daquele que está diante de nossos olhos quanto daqueles que não podemos ver.

Programação de Páscoa

Confira as atividades programadas para as celebrações desta época tão importante. No dia 13 de abril, às 9h30, o canal da PUCPR no Youtube transmitirá a missa em preparação à Páscoa, que será celebrada por Dom Peruzzo (Arcebispo de Curitiba e Grão-Chanceler da Universidade). Além disso, outras ações marcarão a Semana Santa.

>>> Clique aqui e veja a programação completa.