Quando recordamos a passagem bíblica que relata a multiplicação de pães e peixes, que saciou as pessoas que acompanhavam Jesus, o espírito solidário vem ao nosso encontro e nos enche de esperança. É essa motivação que a nossa Campanha de Páscoa quer evocar em 2023. 

Com inspiração na Campanha da Fraternidade deste ano, que traz como tema “Fraternidade e Fome”, nossa preparação para a Páscoa é embalada pelo versículo “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Ou seja, pelo chamado de Jesus ao responder aos discípulos preocupados em como alimentar a multidão, instantes antes do milagre da multiplicação surpreender a todos.

Arte da campanha

Na figura que ilustra as artes da campanha, feitas pelo artista Gleydston Barba, Jesus entrega o pão a uma criança. Em primeiro lugar, podemos refletir sobre a fragilidade da criança, que precisa de cuidado e necessita ser alimentada. Assim, ela representa todas as pessoas que sofrem com a escassez de alimento e do básico para viver.

Em seguida, focamos nas mãos que repartem e que recebem. Nesse sentido, as mãos de Jesus que dividem o pão são as nossas mãos, solidárias com a dor de quem tem fome. Por isso, o pedido de Jesus ecoa para nós, com toda a sua força: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. 

Significado da Páscoa

A saber, a Páscoa traz em seu significado o apelo para a partilha. Tanto no Êxodo quanto na morte e ressurreição de Jesus. 

Ao povo hebreu que estava para sair do Egito, o Senhor pede que celebrem esse momento e se preparem para o caminho: “Cada um tome um animal por família. Comerão a carne nesta mesma noite. Assim devereis comê-la: com os cintos na cintura, os pés calçados, o cajado na mão. Pois é a Páscoa do Senhor” (Ex 12,3.8.11).

Além disso, antes de sua entrega na cruz, Jesus repete o gesto da partilha: reúne seus amigos para comer com eles a Páscoa (Mt 26,26). Em uma de suas aparições, antes de voltar ao Pai, o Ressuscitado foi ao encontro dos discípulos na beira do lago da Galileia. Antes que chegassem da pescaria, Jesus já tinha disposto umas brasas, com peixe em cima e pão, e os chama: “Vinde comer” (Jo 21,12).

Estar à mesa e dividir o alimento é sinal da presença de Deus em nosso meio. Esse sinal só se completa, no entanto, quando todas as pessoas puderem fazer parte dessa comunhão. Enquanto isso não acontece, devemos nos incomodar. 

Portanto, celebrar a Páscoa é receber Jesus, que se faz carne e vida para todos. E também é receber os irmãos e irmãs, com quem dividimos a comida e partilhamos a vida. 

Leia também

>>> Como viver a Quaresma como Família Global e 1º Domingo da Quaresma

>>> A Escuta de Deus é o tema do 2º Domingo da Quaresma

>>> Encontros que nos transformam é o tema do 3º Domingo da Quaresma

>>> 4º Domingo da Quaresma nos convida a refletir sobre nossa visão sobre o outro