Campanha FONIF - Proteja quem sempre cuidou de vocêVocê sabia que o Brasil possui mais de 11 mil instituições filantrópicas? São organizações que estão distribuídas por todos os estados com o intuito de cuidar de pessoas, transformar vidas e colaborar efetivamente para o desenvolvimento social do País. Em suma, são atores sociais que colocam em prática o significado mais primário da expressão “filantropia”: amor à humanidade.

Trazer à tona essa realidade e fomentar a valorização dessas iniciativas é o propósito da campanha “Proteja quem sempre cuidou de você”. Uma ação criada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), que tem o Grupo Marista entre seus associados, e conta com o apoio da Província Marista Brasil Centro-Sul

Importância do setor filantrópico

Campanha FONIF - Proteja quem sempre cuidou de vocêPode-se destacar três grandes frentes de atuação das entidades filantrópicas: Educação, Saúde e Assistência Social. Princípios básicos para refletir e agir pelo acolhimento das diferenças e pela diminuição das desigualdades.

De acordo com a pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, realizada em 2017, as filantrópicas retornam para a sociedade 7,4 vezes o valor que recebem em imunidades tributárias. Cerca de 60% de todas as internações de alta complexidade realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) se concentraram em hospitais filantrópicos.

Nas escolas e universidades filantrópicas, por exemplo, 725 mil alunos de baixa renda receberam bolsas de estudo integral. Trata-se de uma oportunidade de obter ensino de qualidade e excelência, o que representa uma oportunidade para a inserção social e para a redução das desigualdades. Somente nas Escolas Sociais Maristas, cerca de 7,5 mil crianças e jovens de baixa renda são bolsistas.

Além disso, as instituições de assistência social ofereceram 3,6 milhões de vagas gratuitas em serviços de fortalecimento de vínculo; proteção social, tratamentos de saúde e reabilitação; capacitação e promoção da integração ao mundo do trabalho; entre outros.

Campanha FONIF - Proteja quem sempre cuidou de vocêAjude a compartilhar a Campanha

Promover a divulgação da Campanha nas mídias sociais é uma das maneiras de demonstrar apoio a esse trabalho tão relevante. E de contribuir para que a oportunidade de conscientização chegue a mais gente. Você pode acompanhar, curtir, comentar e compartilhar os conteúdos publicados no site do FONIF, na página do Facebook, no perfil do Instagram (@fonif.filantropia) e no LinkedIn.

Ademais, procurar conhecer projetos desenvolvidos em sua região e como as organizações filantrópicas atuam também é uma maneira de compreender melhor quais são as necessidades da comunidade. Bem como de fazer parte do potencial de transformação que emana de pessoas unidas em prol da solidariedade.