O Sangue Fraterno de 2021 está chegando ao fim. Para celebrar o fim da campanha em grande estilo – ou seja, com a solidariedade em alta – a PMBCS faz um convite para uma doação coletiva no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A ideia é chamar a atenção para a importância da doação frequente, bem como mobilizar a sociedade para essa agir nessa data.

Em Curitiba, colaboradores da PMBCS e do Grupo Marista, familiares e amigos estão se organizando para realizar doações no Hemepar, no Alto da XV. Se você mora em outra cidade ou já possui cadastro em outro banco de sangue, também pode fazer parte da iniciativa. Basta registrar o momento e compartilhar nas redes sociais com a expressão #SangueFraterno.

>>> Confira aqui qual é o posto de coleta mais próximo de você.

Vale lembrar que, devido às medidas preventivas relacionadas à Covid-19, é necessário realizar agendamento. Mesmo que não seja possível comparecer no dia 25, marque esse gesto solidário na agenda. Afinal, todo dia é importante para quem precisa. 

Infográfico: para onde vai o sangueCuriosidades sobre doação de sangue

Somente 1,6% da população brasileira faz doações regularmente. No Canadá, por exemplo, a cada um minuto, uma pessoa precisa de sangue. Embora a realidade seja diferente de um país para o outro, as doações são sempre necessárias. 

Em primeiro lugar nas estatísticas que mostram os recebedores do sangue doado, estão pacientes com câncer e doenças sanguíneas.

E entre as principais demandas registradas estão: pacientes com anemia; cirurgias; problemas médicos com coração, fígado, rins ou outros órgãos; ortopedia; obstetrícia; acidentes de trânsito e traumas.

>>> Clique aqui para ler outras curiosidades.

Campanha Sangue Fraterno

Todos os anos, a Província Marista Brasil Centro-Sul se mobiliza para incentivar a doação de sangue. Em 2021, a iniciativa conta com o apoio da Unimed Federação do Estado do Paraná. E visa atingir pessoas de cinco estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

>>> Acesse o site da campanha e saiba mais.