O “Carisma e Compromisso”, atividade que faz parte do Laicato Jovem Marista,  acontece a cada dois anos. Em 2023, será realizada no CMC, em Curitiba, nos dias 18 e 19 de março, com a estimativa de 15 a 20 participantes de diferentes cidades: Jaraguá do Sul, São Paulo, Pouso Redondo, Chapecó, Cascavel, Florianópolis, Dourados e Curitiba.

Como objetivo geral, o Carisma e Compromisso desse ano terá a continuidade da elaboração do referencial teórico do Laicato Jovem. Além disso, permitirá a ampliação da vivência da Praça da Vida Marista, uma vez que os participantes serão acolhidos nas casas dos fraternos de Curitiba. Por fim, vale destacar que será a primeira atividade presencial pós-pandemia do Laicato Jovem.

De acordo com João Sedrez, coordenador do encontro, a integração das diferentes pessoas e grupos é primordial para avançarmos juntos, para sonharmos juntos. Ele acredita que sem isso não se cria um senso comum sobre os entendimentos e esperanças enquanto jovens Maristas.

João está muito animado para a realização dessa atividade. “espero que esse momento seja leve, cheio de esperanças; mas que seja profético e capaz de revolucionar aquilo que não gera vida”, salienta. Finaliza dizendo que “é importante acreditar no poder de transformação que as juventudes trazem ao instituto Marista”.

Laicato Jovem Marista

O Laicato Jovem Marista, criado em 2016, é um grupo de jovens que vive os valores Maristas.  Nas palavras de Diogo Galline, especialista da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação, esses jovens leigos se tornam multiplicadores que transformam o mundo em um lugar melhor, assim como nos ensinou Jesus Cristo.

Diferente de outros processos dentro da nossa Província, o Laicato Jovem é construído pelos próprios jovens, sob o acompanhamento de Irmãos e colaboradores, a partir das experiências Maristas. Para João Sedrez, isso traz uma diversidade ímpar, mas é preciso sempre estar atento a fim de manter a unidade dos grupos em relação ao Carisma Mariano.

As atividades realizadas pelo grupo, giram em torno das noções gerais do Laicato, como espiritualidade, fraternidade e missão vocacional. Além delas, o caminho em busca de um projeto de vida pessoal e comunitário também é abordado.

Conheça mais sobre as atividades do Laicato Jovem Marista no Link.