Irmãos, colaboradores, leigos e admiradores do carisma marista estiveram reunidos – tanto presencialmente quanto virtualmente – nesta segunda-feira, 6 de junho, para celebrar o Dia de Champagnat. A data teve início com a Santa Missa presidida por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Grão-Chanceler da PUCPR, na Paróquia Universitária Jesus Mestre, em Curitiba.
Nosso Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira, nos deixa uma mensagem. Sem dúvida, um resumo da importância deste dia.
“Queridos Irmãos e Maristas de Champagnat,
na alegria do Dia do Fundador, da Festa de São Marcelino Champagnat, possa nos valer a convocação e a mensagem da nossa Regra de Vida (RV): ‘Deus sempre fiel, te damos graças de modo especial pelo carisma recebido por meio de São Marcelino Champagnat. Com ele, enriqueceste a vida da Igreja e de tantos maristas, hoje’ (RV 95).
‘Em tua vida apostólica, sê um sinal de esperança para todos, ampliando tua generosidade e paixão pela missão em todas as dimensões. Como o jovem Marcelino une tua imaginação, entusiasmo e zelo apostólico ao de teus irmãos, e caminha com todos os que partilham o carisma marista’ (RV 60).
No coração sem fronteiras de Champagnat,
Irmão Benê Oliveira, fms”.
Santa Missa com Dom Peruzzo
Em seguida, assista à Celebração Eucarística do dia 6 de junho, bem como à reflexão proposta por Dom Peruzzo para o Dia de Champagnat:
Missão que nos une
Em um momento de confraternização na sede da PMBCS, Ir. Benê destacou o motivo de estarmos juntos:
“Todos nós, aqui, não nos conheceríamos se não fosse o sim de Marcelino Champagnat ao chamado de Deus. Então nós devemos nos alegrar muito por chegar o dia de homenageá-lo, de festejá-lo. De ter a oportunidade de estar ao redor da mesa, confraternizar. Mas essa alegria é porque alguém nos reuniu. Essa será uma semana de ação de graças a Deus pelo presente maravilhoso que Ele nos deu, o Instituto Marista, e que chegou até aqui no Brasil”.
Continuidade da missão que aprendemos com Champagnat
Além disso, Ir. Benê reforçou o compromisso com o seguimento dessa história tão bonita e transformadora, que perdura há mais de 200 anos.
“Há um canto que lembra muito bem que nós continuamos o que Marcelino começou, com seus seguidores, os primeiros Irmãos. Falamos muito do nosso fundador, mas também temos que lembrar dos primeiros que apostaram no sonho. No projeto dele de fundar o nosso Instituto. E cada um, pela sua área de atuação, chegou até a instituição e conheceu algumas facetas da vida do fundador. Nós também temos programas de formação para dar conta desse legado, da nossa missão, do carisma…”
Ademais, o Superior Provincial agradeceu pelas realizações conquistadas nesse período:
“Acho que estamos fazendo bonito aqui, pela Organização Religiosa, pelo Grupo Marista, por todas as nossas instituições. No fundo, a gente é continuador de alguém inspirado. De uma pessoa que agora não é mais patrimônio dos Irmãos Maristas, ele é um santo da Igreja desde 1999, Apóstolo das Crianças e dos Jovens. Como Irmãos, a gente fica muito feliz de partilhar o exemplo dessa pessoa, que é nosso guru, nosso orientador, com todos vocês”.
Da mesma forma, José Leão da Cunha, diretor executivo da PMBCS, deu graças pelas pessoas que levam adiante o carisma de Marcelino. Sobretudo, os Irmãos e colaboradores:
“No dia que a gente comemora Marcelino Champagnat, é muito justo que a gente lembre também dos Irmãos de agora. Porque são esses Irmãos de hoje que continuaram a missão de Marcelino Champagnat e nos introduzem nessa missão. (…) E eles devem se alegrar muito porque eles percebem que essas pessoas, ao redor, se envolvem por inteiro. A coisa mais importante que eles nos permitem é ensejar toda a nossa vida na tradição de Maria e Marcelino Champagnat. Viva os Irmãos e colaboradores!”
Gesto concreto de solidariedade
Para além da continuidade da missão a longo prazo, como Maristas de Champagnat, também queremos fazer a diferença para quem mais precisa no presente momento. Por isso, seguimos divulgando a ação solidária do projeto SOS Vila Torres. Tendo em vista a queda de temperatura desta época, a iniciativa tem o objetivo de arrecadar cobertores para as famílias atendidas na comunidade.
A doação poderá ser feita presencialmente, na Paróquia Universitária Jesus Mestre (Câmpus Curitiba da PUCPR). Ou então via PIX (pelo número 41 99963-2350). A saber, cada quantia de R$ 25 representa a aquisição de um cobertor.