Envolta na rede de três pescadores do município de Guaratinguetá (SP), no rio Paraíba, é que começa a história de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida – a quem dedicamos nossos agradecimentos e homenagens no dia 12 de outubro.

Depois de horas de trabalho sem resultado, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedrosa, já cansados e quase desistindo, jogam a rede mais uma vez naquele dia, em meados de 1717. E puxam das águas o corpo de uma imagem sem cabeça. Logo depois, arremessam novamente seu instrumento de trabalho e trazem à tona a cabeça da imagem de terra cozida. Inspirados pela ocasião, repetem o lançamento ao rio e a abundância de peixes pescados foi capaz de encher suas três canoas. 

Inegavelmente, esse foi um fato marcante de perseverança e fé. Um momento muito significativo que se deu junto ao povo, em meio a uma comunidade humilde. E que, com o passar do tempo, ganhou proporções nacionais e levou à construção do maior templo católico do Brasil e segundo maior do mundo.

Nossa Senhora de Aparecida, Padroeira do Brasil

Em 1904, Nossa Senhora Aparecida foi coroada Rainha do Brasil. Posteriormente, em 16 de julho de 1930, foi proclamada Padroeira do Brasil, por decreto do Papa Pio. 50 anos mais tarde, o dia 12 de outubro foi instituído oficialmente como feriado oficial no país. 

Em 2020, pedimos sua proteção e bênção, principalmente aos mais necessitados, a fim de amparar aqueles que mais sofrem as consequências da crise da Covid-19.

Novena e festa virtual

“Com Maria, em família, revestir-se da Palavra”. Este é o tema da Novena e da Festa da Padroeira deste ano, que nos convidam a exercitar nossa espiritualidade em família. E, por consequência, fortalecer a intimidade com a Palavra de Deus. 

Devido às medidas preventivas relacionadas à pandemia do coronavírus, as celebrações da data serão realizadas de forma virtual. A saber, a Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e portal A12) e as redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube) farão a transmissão ao vivo das festividades, para que os fiéis possam acompanhar. A participação também será incentivada por meio do envio de fotos, que poderão ser exibidas na tela durante a transmissão.

A novena vem sendo rezada desde o dia 3 e segue até 11 de outubro, às 15h e às 19h. Além disso, no dia 12, haverá missas em quatro horários, nas duas basílicas do Santuário Nacional: às 7h, 9h, 12h e 18h. Saiba mais sobre a programação.

“Todos estão convidados a viverem a novena e a festa de nossa padroeira em suas casas, pelos meios de comunicação. Entendemos que a experiência de fé de cada devoto também é vivida a partir do cuidado que demonstramos por ele”, afirma Pe. Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional.